A Prefeitura de Birigui, por meio de sua Secretaria de Saúde, através da Equipe de Agentes de Combate à Endemias do Centro de Controle de Vetores e Zoonoses (C.C.V.Z.), desenvolve algumas atividades relacionadas ao controle da Dengue. Durante a atividade Casa a Casa, o munícipe é orientado sobre prevenção, controle, transmissão e sintomas da doença transmitida por um vírus pelo mosquito Aedes aegypti.
No momento em que é notificado um indivíduo suspeito de Dengue, os agentes iniciam a atividade de B.C.C. (Bloqueio e Controle de Criadouros), onde são trabalhadas nove quadras ao redor do endereço da pessoa enferma, sendo reforçadas todas orientações e retirados os possíveis criadouros para o mosquito, assim como os materiais inservíveis. Quando o Suspeito é confirmado Positivo através de exame laboratorial, toda a equipe se desloca para o B.C.C. da área, porém, o trabalho é expandido para vinte e cinco quadras ao redor deste positivo.
A Nebulização (veneno) dá continuidade ao Bloqueio e Controle de Criadouros desta área maior, controlando a disseminação do vírus por meio da eliminação das fêmeas (infectadas) dos mosquitos.
O C.C.V.Z ainda conta com a equipe de I.E.C. (Integração,comunicação e educação), realizando palestras educativas sobre “Dengue e sua prevenção” nas escolas da rede municipal de ensino e alguns projetos com a rede particular. Há também a participação em eventos públicos divulgando informações com brincadeiras ludo-pedagógicas sobre temas alusivos à Dengue.
Além das atividades Casa a Casa, Bloqueio e Controle de Criadouros e Nebulização, quando necessário e programado, realizam atividade de Arrastão Técnico e Mutirão. No Arrastão, os Agentes retiram dos terrenos baldios e quintais residenciais todo material inservível e potenciais criadouros, já no Mutirão, contam com a colaboração do munícipe, onde o mesmo irá remover de sua residência todo material que não tem mais utilização. Vale lembrar que este trabalho é realizado durante todo o ano, e não apenas em época de chuva, pois acumulo indevido de água ocorre também por outros fatores.
Alex Brasileiro / MTB – 55953.
|