Na tarde de terça-feira (25-11), a Prefeitura de Birigui, por intermédio de sua Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação – SEDECTI, realizou a inauguração para funcionamento do Restaurante Popular.
A solenidade contou com a presença do Prefeito Pedro Bernabé, da Primeira Dama e Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social Marilene Galera Bernabé, da Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação Silvia Mestriner, das funcionárias responsáveis pelo Restaurante, de Vereadores, Secretários Municipais, bem como autoridades civis e militares, que puderam fazer parte de mais uma conquista para a população da cidade, que já passa a contar com um serviço de excelência em alimentação focando principalmente as pessoas de baixa renda.
Para o Prefeito Pedro Bernabé, “Hoje estamos dando mais uma passo para o cumprimento de uma das metas de nosso governo, que é a conclusão de mais uma obra, embora todos sabem das dificuldades encontradas para o aparelhamento dessas instalações e adequações para que o restaurante pudesse estar em condições de funcionamento. Com esta inauguração, suprimos mais um anseio da população, como também ocorreu com a inauguração recentemente do Centro de Educação Infantil do Portal II, do Poupatempo, o Banco do Povo, Agiliza Birigui, dentre outras. Caminhamos na área da educação, no melhor acesso a prestação de serviços públicos e agora damos um passo nessa caminhada, com um programa de alimentação popular. E assim vamos caminhando dentro de nossos propósitos, que é oferecer uma melhor qualidade de vida a nossa população”.
A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação Silvia Mestriner, destacou o empenho dos funcionários, em especial da Diretora do Departamento de Agronegócios e Segurança Alimentar Regina Biancolin, para que o Restaurante entrasse em funcionamento, agradeceu a Administradora do Restaurante Adriana Jorge Zucoloto e a Nutricionista Letícia Polizel Castilho, convidando toda a equipe a frente para que os presentes pudessem conhecê-las e desejar boa sorte no trabalho.
Na sequência o Presidente da Câmara Vereador Paulo Bearari, parabenizou o Prefeito Pedro Bernabé pela disposição em colocar o Restaurante em funcionamento e enfatizou a importância da equipe da cozinha, “Vocês prepararão refeições, mas mais do que isso, darão saúde através de um bom e balanceado prato de alimentos”.
Os restaurantes populares são equipamentos públicos de alimentação e nutrição destinados ao preparo de refeições saudáveis, variadas e saborosas, que são vendidas a preços acessíveis, de forma a garantir aos trabalhadores urbanos e à população em situação de vulnerabilidade social o direito humano à alimentação adequada.
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) apoia a implantação e a modernização de restaurantes populares por meio de editais públicos que viabilizam projetos de construção e modernização das instalações prediais e a aquisição de novos utensílios e de equipamentos e materiais permanentes. Após a implantação das unidades, os governos municipais, estaduais ou distrital devem estruturar equipe técnica específica para o planejamento e acompanhamento das ações desenvolvidas no equipamento e assumirem a responsabilidade pela gestão e manutenção dos serviços, podendo, para isso, firmar parcerias com organizações comunitárias e entidades sociais ligadas a programas de geração de trabalho e renda.
Funcionamento
Atenderá de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 13h;
Serão servidas 200 refeições dia;
Valor da Refeição
Isentos:
Crianças com idade inferior a 6 anos (comprovação através da apresentação de documento contendo data de nascimento)
Pessoas em situação de rua (encaminhadas pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, através do serviço especializado para pessoas em Situação de Rua e pelo Centro POP – Avenida João Cernach esuina cim a Rua Santa Tereza)
Valor de R$2,00:
IDOSOS – pessoas acima de 60 anos
(comprovação através da apresentação de documento contendo data de nascimento)
PESSOAS CARENTES – pessoas portadoras dos cartões: Bolsa Família, Renda Cidadã e Ação Jovem
(comprovação através da apresentação de documento pessoal, cartão do programa e comprovante de recebimento de benefícios do último mês)
Valor de R$ 4,00:
Demais usuários
Os critérios adotados para o estabelecimento dos valores visam atender as diretrizes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o valor do custo da refeição e a auto sustentabilidade do programa.
|