Nesta sexta-feira (28.11) a Prefeitura de Birigui, através da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, Secretaria de Serviços Públicos e Secretaria de Obras iniciou a instalação de lixeiras no centro da cidade, intitulado Projeto ECO BIRIGUI.
A iniciativa da parceria com a ACIB e o setor empresarial integra um dos projetos do Plano Municipal de Resíduos Sólidos, elaborado pela Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado.
O Prefeito Pedro Bernabé enviou um projeto de lei, que foi aprovado pela Câmara Municipal, o qualespecifica que a compra e instalação de publicidade ficarão por conta da associação, enquanto o Município fará a manutenção e limpeza. As empresas que incluírem suas marcas nas lixeiras ficarão isentas do pagamento da taxa de publicidade. É proibida também a veiculação de propagandas de bebidas, cigarros, que atentam ao pudor, siglas de partidos políticos e seitas religiosas.
Inicialmente, serão instaladas na região central 100 lixeiras de plástico com capacidade de 50 litros. Cada unidade custou R$ 159,00 para a associação e foi custeada com adesão ao projeto pelos comerciantes, empresários e indústrias, que terão a sua logomarca exposta.
Para o Prefeito de Birigui: “É uma satisfação ver o início da implantação das lixeiras. É uma das nossas metas propiciar uma cidade mais limpa e bonita para a população. Isto só foi possível pela sensibilidade dos nossos parceiros, como a ACIB, que pensam no bem comum”.
A instalação das lixeiras iniciou hoje com funcionários da Prefeitura de Birigui, em ruas próximas à Praça Dr. Gama, no Centro. O serviço vai até amanhã, quando acontece a abertura da Campanha Natal Iluminado, às 19:30 horas, com a chegada do Papai Noel.
A instalação das lixeiras teve início pelo centro, em razão do grande fluxo de pessoas para as compras de fim de ano, uma vez que o comércio fica aberto no período noturno.
A meta do Projeto ECO BIRIGUI é instalar 500 lixeiras até junho de 2015, melhorando a qualidade da limpeza pública da cidade.
|