A Prefeitura de Birigui, por meio de sua Secretaria de Saúde, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica informa que, nesta semana até sexta-feira(28), realizará nas Unidades Básicas de Saúde, Campanha de Hanseníase, com intuito de identificar os casos suspeitos, permitindo seu diagnóstico precoce.
A Hanseníase é uma doença contagiosa que passa de uma pessoa doente, que não está em tratamento, para outra. É causada pelo bacilo Hansen. Os sinais e sintomas mais frequentes da hanseníase são manchas na pele com diminuição da sensibilidade térmica e ao tato, que podem estar em qualquer parte do corpo, principalmente nas extremidades da mãos e dos pés, na face, nas orelhas, no tronco, nas nádegas e nas pernas.
A transmissão é de pessoa a pessoa, pela respiração, assim, o contato direto e prolongado com a pessoa doente em ambiente fechado, com pouca ventilação e ausência de luz solar, aumenta a chance da pessoa se infectar com o bacilo.
A Hanseníase tem cura. O tratamento é realizado na Vigilância Epidemiológica e nas Unidades Básicas de Saúde, gratuitamente. Todo caso suspeito da doença deve ser encaminhado para a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa.
Colaboração Sec. Saúde.
Alex Brasileiro / MTB – 55953.
|