Por iniciativa do Prefeito Pedro Bernabé, a Secretaria Municipal de Cultura convida a população e a sociedade civil a participar do Movimento “Birigui pela Paz – mais cultura, menos violência!”, que será uma passeata a ser realizada na manhã deste sábado (21.02.2015), com saída da Praça James Mellor, às 09:30 horas em direção à Praça Dr. Gama.
O evento representa uma oportunidade de participação do poder público e da sociedade, para que todos juntos possam iniciar uma reflexão e conscientização quanto à possibilidade de construção de uma Cultura de Paz e respeito aos direitos humanos em nosso Município.
A mobilização do Poder Público Municipal surge em face da forma brutal, cruel e violenta como foi assassinado o Secretário de Cultura Giovani Aparecido Machado e que chocou toda a população biriguiense e regional.
O Movimento vem ao encontro dos princípios constantes do Plano de Gestão Integrada da atual Administração Municipal como: Ética, Dignidade e Cordialidade. E, neste momento de grande comoção se propõe a implementação da política pública da promoção da cidadania e da Cultura de Paz.
Enquanto movimento, a Cultura de Paz iniciou-se oficialmente pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1999 e empenha-se em prevenir situações que possam ameaçar a paz e a segurança, como o desrespeito aos direitos humanos, discriminação e intolerância, exclusão social, pobreza extrema e degradação ambiental, utilizando como principais ferramentas a conscientização e a educação. A Cultura de Paz também está relacionada à prevenção e à resolução não-violenta dos conflitos.
Para o Prefeito Pedro Bernabé: “Não podemos ser indiferentes a todos esses fatos e precisamos nos conscientizar pelo movimento a favor da paz nas relações pessoais e sociais”.
Esse tema se fortalece a partir de ações e posturas educativas individuais e coletivas adotadas no cotidiano, que promovam fontes efetivas de paz e não violência, em diversos campos da vida, na sociedade, no meio ambiente entre outros.
A Secretaria de Cultura solicita que as pessoas compareçam trajando camisas, lenços e botão de rosas, todos brancos, no evento.
O trajeto terá seu início na Praça James Mellor, segue pela Rua Siqueira Campos, atravessa a Rua Barão do Rio Branco até chegar na Praça Dr. Gama, onde serão realizadas algumas atividades artísticas.
O evento tem o apoio da OAB de Birigui, da Paróquia Imaculada Conceição de Birigui, Igrejas Evangélicas da cidade, SINBI, ACIB, SESI, SESC, CIESP, SENAI e demais entidades.
|