A Prefeitura de Birigui, por intermédio da Secretaria de Cultura mobilizou a população e a sociedade civil a participar do Movimento “Birigui pela Paz – mais cultura, menos violência!”, no último sábado (21), realizando uma passeata que saiu da Praça James Mellor, percorreu o centro da cidade e se concentrou na Praça Dr. Gama.
A chegarem na Praça Dr. Gama, as centenas de participantes foram recebidos com um coração desenhado no palco da concha acústica, onde depositaram rosas brancas em sinal de paz. Posteriormente foram convidados ao palco o Prefeito Pedro Bernabé, acompanhado da Primeira Dama e Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social Marilene Galera Bernabé e familiares do Secretário de Cultura Giovani Machado, os presentes realizaram um momento de prece e entoaram os hinos Nacional e do Município de Birigui, em seguida foi lido artigos da Constituição dos Direitos Humanos lembrando a população principalmente do direito a vida que todos tem.
Logo após foi aberto aos presentes espaço para homenagens artísticas, onde foi lido poemas, tocadas músicas especiais com sax, piano, violino, violão e bateria. Para finalizar os presentes formaram um grande círculo, forma preferida de Giovani, que dizia, assim é possível olhar nos olhos de cada um.
Este movimento levou as pessoas a iniciarem uma reflexão e conscientização quanto à possibilidade de construção de uma Cultura de Paz e respeito aos direitos humanos em nosso Município.
A mobilização do Poder Público Municipal surge em face da forma brutal, cruel e violenta como foi assassinado o Secretário de Cultura Giovani Aparecido Machado e que chocou toda a população biriguiense e regional.
O Movimento vem ao encontro dos princípios constantes do Plano de Gestão Integrada da atual Administração Municipal como: Ética, Dignidade e Cordialidade. E, neste momento de grande comoção se propõe a implementação da política pública da promoção da cidadania e da Cultura de Paz.
Enquanto movimento, a Cultura de Paz iniciou-se oficialmente pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1999 e empenha-se em prevenir situações que possam ameaçar a paz e a segurança, como o desrespeito aos direitos humanos, discriminação e intolerância, exclusão social, pobreza extrema e degradação ambiental, utilizando como principais ferramentas a conscientização e a educação. A Cultura de Paz também está relacionada à prevenção e à resolução não-violenta dos conflitos.
Para o Prefeito Pedro Bernabé: “Não podemos ser indiferentes a todos esses fatos e precisamos nos conscientizar pelo movimento a favor da paz nas relações pessoais e sociais”.
Esse tema se fortalece a partir de ações e posturas educativas individuais e coletivas adotadas no cotidiano, que promovam fontes efetivas de paz e não violência, em diversos campos da vida, na sociedade, no meio ambiente entre outros.
O evento contou com o apoio da OAB de Birigui, da Paróquia Imaculada Conceição de Birigui, Igrejas Evangélicas da cidade, SINBI, ACIB, SESI, SESC, CIESP, SENAI e demais entidades.
|