Birigui está sediando nesta quinta-feira (26), no salão da Uniesp, capacitação aos profissionais que atuam com crianças da primeira infância. O evento reúne os 25 municípios integrantes do Pólo Regional da UNDIME – SP, órgão que atua no fortalecimento das políticas públicas de Educação, e que dentre muitas de suas ações está a formação continuada dos agentes atuantes nas redes públicas de educação.
A Secretária de Educação de Birigui que na ocasião é a representante do Pólo Regional da UNDIME – SP, Professora Sônia Regina Guaraldo, falou sobre a importância de se discutir este assunto, “A infância é a fase do desenvolvimento marcada por intensas mudanças, que vão desde o crescimento biológico ao aprendizado, e a cada fase a criança adquire aquisições motoras, cognitivas e afetivas”.
Os trabalhos são conduzidos pela Professora Regina Emiko Shudo que é pedagoga e pós-graduada em metodologia de ensino pela Universidade Estadual de Maringá, com experiência na área educacional há mais de 27 anos. Foi professora, coordenadora e diretora de instituições de ensino e docente em universidades. Atualmente, dedica-se ao trabalho de consultoria para redes de ensino, ministra palestras em congressos nacionais e internacionais e produz livros didáticos na área da educação infantil e alfabetização.
A Professora Regina Shudo aborda a qualidade de vida de uma criança entre o nascimento e os cinco anos pode determinar as contribuições que ela trará a sociedade adulta. Se o ambiente em que as crianças se desenvolvem for estimulante e os adultos que atuam entenderem a importância do trabalho realizado na Educação Infantil, certamente as crianças poderão desenvolver suas capacidades e habilidades. Pensando, portanto, no pleno desenvolvimento das crianças na primeira infância é imprescindível que sejam discutidas as competências e habilidades a serem desenvolvidas nos adultos para uma atuação cada vez mais eficaz com crianças dessa faixa etária.
O trabalho de hoje buscará esclarecer sobre as Competências e Habilidades que devemos desenvolver no adultos que atuam com as crianças da primeira infância.
|