O prefeito de Birigui, Pedro Bernabé, esteve em Brasília nesta quarta-feira (4 de março), onde oficializou um pedido para que a cidade tenha um polo a distância da UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos). Bernabé esteve na Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), fundação do Ministério da Educação (MEC).
“A Capes desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados do país. Poucas cidades do interior paulista contam com polos. Vamos fazer essa reivindicação junto ao MEC”, falou o prefeito Pedro Bernabé.
O Chefe do Executivo biriguiense e o Secretário Municipal de Gabinete, Tadeu Saravalli, foram recebidos pelo diretor de Educação a Distância da Capes, Professor Jean Marc, e pela coordenadora geral de Inovação e Ensino a Distância, Maria Cristina Mesquita da Silva.
Ex-professor universitário e ex-diretor da Unesp Araçatuba, o prefeito de Birigui sabe da importância de um polo a distância da UFSCAR. “A Universidade Federal de São Carlos é nacionalmente conhecida por sua excelência na educação. Essa reivindicação visa oferecer novas oportunidades aos moradores de Birigui que desejam continuar seus estudos após a graduação”, salientou Pedro Bernabé.
Segundo o prefeito de Birigui, a educação a distância vem crescendo rapidamente em todo o mundo. “Incentivados pelas possibilidades decorrentes das novas Tecnologias da Informação e das Comunicações – TICs e por sua inserção em todos os processos produtivos, cada vez mais cidadãos e instituições veem nessa forma de educação um meio de democratizar o acesso ao conhecimento e de expandir oportunidades de trabalho e aprendizagem ao longo da vida”, completou Pedro Bernabé.
|