11/03/2015
Prefeitura prorroga data de vencimento da primeira parcela do IPTU 2015 para dia 31

A Prefeitura de Birigui prorrogou a data de vencimento da primeira parcela do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), para o dia 31 de março. O decreto alterando o prazo de pagamento do imposto foi publicado nesta quarta-feira (11 de março) no Diário Oficial do município. Os descontos previstos estão mantidos.

A mudança foi necessária porque os carnês ainda estão sendo distribuídos e os vencimentos estavam datados para esta semana. “Houve demora na distribuição porque a gráfica contratada atrasou a confecção dos carnês e também por causa das chuvas dos últimos dias”, explicou o secretário de Finanças, Edmur Valarini. A entrega, que está sendo feita por servidores municipais, deve ser concluída até o final desta semana.

Os contribuintes que preferirem pagar o imposto no posto de atendimento do banco Caixa Econômica Federal instalado na Secretaria de Finanças ou nas casas lotéricas, com valores abaixo de R$ 600, devem antes comparecer na Secretaria para que possa ser impresso novamente a lâmina com a atualização da data de vencimento. Caso os munícipes prefiram pagar o imposto em qualquer agência bancária, a atualização da data de vencimento é feita automaticamente e o pagamento é efetuado, até o dia 31 de março, sem cobrança de multa ou juros.

Os contribuintes que quitarem o imposto em parcela única tem 7% de desconto. Existe também a opção de recolher o IPTU em três vezes com desconto de 3,5%. Já os moradores que não optarem por essas condições podem dividir o débito em dez vezes, sem direito ao desconto. O boleto pode ser quitado em casas lotéricas e agências bancárias.

Os moradores que não receberem em suas casas o carnê de IPTU até o dia 23 de março devem retirá-lo na sede da Secretaria de Finanças, na rua Oswaldo Cruz, 146, Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 3646-6140. A Prefeitura solicita a população que não deixe para pagar o imposto de última hora para evitar filas e eventuais problemas.

REAJUSTE

Conforme a Secretaria de Finanças, o imposto foi corrigido em 6,56%, com base no percentual do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O valor lançado do imposto neste ano é de R$ 24.720.560,91 milhões, mas a administração estima arrecadar R$ 18,8 milhões, devido ao alto índice de inadimplência, que foi de 35% no ano passado.

SORTEIO

Para tentar diminuir a inadimplência na cidade, bem como valorizar os cidadãos que não atrasam pagamentos de tributos, a Prefeitura vai sortear dois carros zero-quilômetro para os contribuintes que estiverem em dia com o pagamento do IPTU e também as tarifas de água e esgoto. Aqueles que possuem parcelamentos de débitos anteriores poderão concorrer aos prêmios, desde que estejam em dia com as mensalidades.

Concorrerão aos prêmios somente os proprietários ou possuidores de imóveis a qualquer título, inclusive os locatários, que não tiverem qualquer dívida relacionada aos tributos. O primeiro sorteio está previsto para o dia 9 de maio, enquanto o segundo em 30 de dezembro. Não poderão participar do sorteio munícipes que estejam isentos do pagamento de IPTU e das tarifas de agua e esgoto, os inadimplentes.

Texto: Rafael Lopes

Foto: Arquivo Comunicação Prefeitura