A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social realizará o 1º Seminário do Trabalho Infantil “Novos Desafios para o Enfrentamento do Trabalho Infantil”. O evento acontece dia 16 de março (segunda-feira), das 8h às 12h, na Uniesp/Birigui.
O objetivo do evento é reunir trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), de Escolas Estaduais e Municipais, do SUS (Sistema Único de Saúde), ONG's, Conselheiros Tutelares e direitos de conselhos municipais, estudantes e outras pessoas simpatizantes com prevenção do trabalho infantil.
O seminário contará com quatro palestras: “A atuação do Ministério Público na prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil”, com a palestrante Dra. Ana Raquel Machado Bueno de Moraes, que é Procuradora do Trabalho de Araçatuba; “O Papel da Equipe Estadual de Referência do PETI e Perspectivas”, com o Sr. Heder Sousa, Sociólogo, membro da Equipe Estadual de Referência do PETI – Coordenadoria de Desenvolvimento Social/CDS, da Secretaria de Desenvolvimento Social; “A Invisibilidade Social do Trabalho Infantil”, com a Dra. Irandi Pereira, Doutora em Educação; e “Estratégias de enfrentamento ao trabalho infantil”, com a assistente social Roseli Cristina Rodrigues, Coordenadora do Creas (Centro de Referência Especializada em Assistência Social).
CATAVENTO
O símbolo do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil é o catavento. Criado no Brasil, ele foi adotado pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) no mundo todo. O catavento colorido simboliza o respeito à criança e à diversidade de raça e de gênero.
Suas cinco pontas representam todos os continentes. Ao girar, elas inspiram a mobilização, a geração de energia capaz de mudar a situação de milhões de crianças exploradas como mão-de-obra em todo o mundo. Este símbolo será utilizado em todas as mobilizações do 12 de junho – Dia Mundial contra o Trabalho Infantil.
|