A Prefeitura de Birigui iniciou nesta quinta-feira (12/03), a entrega dos kits de higiene, mochilas e uniformes escolares aos 11.077 alunos das 33 escolas da rede municipal de ensino. O kit do uniforme é composto por duas camisetas, um short, agasalho (blusa e calça) e dois pares de calçados, sendo para as meninas uma sapatilha e tênis, e os meninos papete e tênis.
Estão sendo entregues ainda as mochilas escolares com estojos e sacolas de tecido recicláveis. Para as crianças das creches estão sendo distribuídos ainda o kit higiene, composto por toalhas de banho e rosto, babador, mamadeira e escova dente. Os itens variam de acordo com a faixa etária de cada aluno. Conforme a Secretaria de Educação, o investimento de todo o material é de cerca de R$ 2,9 milhões.
A cerimônia simbólica de entrega dos materiais ocorreu na noite desta quinta-feira (12) na EM (Escola Municipal) Professora Teresinha Bombonati e no CEI (Centro de Educação Infantil) Professora Maria Cecília de Lima Jardim Maroni, ambos no Jardim Santa Luzia. Professores, funcionários, alunos e os pais receberam o prefeito Pedro Bernabé, e a secretária de Educação, Sônia Regina Guaraldo.
QUALIDADE
“Tudo isso é investimento na qualidade de ensino, que é uma obrigação hoje no país. A nossa educação fundamental é a 3ª no Estado de São Paulo e a 7ª no Brasil em qualidade do ensino (conforme o Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Isso demonstra a competência dos nossos professores e a assimilação do aprendizado de cada aluno”, destacou o prefeito.
Desde 2006, todos os alunos da rede municipal de ensino recebem gratuitamente materiais escolares de excelente qualidade, necessários para o desenvolvimento dos alunos e oportunidade iguais de aprendizado. “Pedimos que haja cuidado especial e que as crianças realmente utilizem os uniformes, pois têm um significado muito importante, tanto pedagógico quanto de organização”, observou Sônia.
A dona de casa Neide Aparecida dos Santos, moradora do Residencial Simões, elogiou a ação da prefeitura. Para ela, o material distribuído ajuda no orçamento de sua casa. “Meu filho Bruno adorou. Eu não teria condições de comprar essas coisas”, disse.
Gizelle Contel foi outra mãe que gostou de receber o kit. Para ela, a Secretaria de Educação está preocupada com o futuro das crianças. “É um apoio e uma preocupação do setor com os alunos das escolas públicas municipais”, comentou. Fernanda de Brito e o marido Emerson Bulzato levaram a filha Sofia, de 2 anos, para receber o kit. Após tirar uma foto com o prefeito Pedro Bernabé, os pais agradeceram o apoio da prefeitura.
MATERIAL ESCOLAR
A secretária informou que o kit de material escolar e as agendas escolares começarão a ser entregues a partir da próxima segunda-feira (16 de março). “Esses materiais só não serão entregues amanhã por conta de uma organização interna da secretaria”. O investimento é de pouco mais de R$ 1 milhão nos kits.
Quanto aos kits de meias, Sônia disse que não serão entregues ainda porque a empresa vencedora da licitação rescindiu a ata de registro de preços por problemas particulares. Desta forma, a pasta está realizando nova licitação. A previsão é de que as meias sejam distribuídas ainda neste primeiro semestre.
REDE
A rede municipal de ensino é formada por 10 CEIs (Centros de Educação Infantil), seis creches conveniadas, uma EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) e 16 EMs (Escolas Municipais). São 5.010 alunos matriculados no ensino infantil e 6.067 no fundamental, neste ano letivo.
Comunicação Prefeitura
Texto: Rafael Lopes e Tiago Lotto
Foto: Rafael Lopes
|