A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, através do CREAS (Centro de Referência Especializada em Assistência Social), realizou nesta segunda-feira, 16 de março, o 1º Seminário “Novos Desafios para o enfrentamento do trabalho infantil”, que aconteceu no salão social da Uniesp/Birigui.
O Chefe do Executivo, Pedro Bernabé, fez parte da Mesa Diretora, que ainda contou com a primeira-dama e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Marilene Galera Bernabé (organizadora geral do evento), do vereador Gilmar Treco Cavaca, com o diretor da Uniesp, Professor Scarpin, , da Diretora Regional de Assistência Social, Marta Pimenta, e da coordenadora do CREAS, Roseli Rodrigues.
Em seu discurso, o prefeito destacou a importância de se criar políticas públicas para acabar com o trabalho infantil. “Analisei recentemente uma pesquisa que apontou que 90% dos internos da Fundação Casa começaram a trabalhar precocemente”, citou Pedro Bernabé.
Para o prefeito, isso causa evasão escolar e quem perde é a sociedade. “Um cidadão formado, que passou pelos bancos escolares tem maior probabilidade de colocação profissional. Já um cidadão analfabeto está sujeito a praticar a criminalidade por falta de empregos e oportunidades”, falou.
“A realização de eventos desta natureza, ou seja, vislumbrando um novo olhar no combate ao trabalho infantil, assim como a realização de palestras, congressos, todos no sentido de conscientizar a população quanto aos direitos da criança, é fundamental para a ordenação social e jurídica deste tema”, salientou.
A Diretora Regional de Assistência Social, Marta Pimenta, elogiou o trabalho que vem sendo feito pela Secretaria Municipal de Assistência Social. “A Prefeitura de Birigui é referência regional na execução dos projetos social do Governo Estadual. Todos os nossos projetos são desenvolvidos no município e quem ganha com isso é a sociedade”, disse ela.
O seminário contou com quatro palestras. A procuradora do Trabalho de Araçatuba, Drª Ana Raquel Machado Bueno de Moraes palestrou o tema “A atuação do Ministério Público na prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil”. O sociólogo Heder Sousa, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social palestrou o tema “O papel da equipe estadual do PETI e Perspectivas”.
A outra palestra foi da coordenadora do CREAS, Roseli Rodrigues, que palestrou o tema “Estratégias de enfrentamento do trabalho infantil”.
Comunicação Prefeitura
Texto: Tiago Lotto
Fotos: Vagner Monteiro
|