17/03/2015
Vacinação contra o HPV é aplicada nas escolas de Birigui

A Secretaria de Saúde de Birigui realiza a campanha de vacinação contra o HPV (papilomavírus humano) em todas as escolas municipais, estaduais e particulares do município. O objetivo é proteger meninas com idade entre 9 e 11 anos contra o vírus que pode causar o câncer de colo do útero, o terceiro tipo de câncer que mais acomete a população feminina.

A expectativa é imunizar pelo menos 90% das 2.233 adolescentes nesta faixa etária, que é composto por 717 meninas de 9 anos; 743 (10 anos) e de 773 (11 anos). Para atingir a meta, o departamento adotou a estratégia de aplicar a dose nas escolas. A campanha será realizada até o dia 17 de abril. Conforme a Vigilância Epidemiológica, a única contraindicação da vacina é para adolescentes grávidas.

A vacinação contra o HPV é dividida em três etapas para que a proteção contra o vírus seja efetiva. De acordo com orientação do Ministério da Saúde, a segunda dose deve ser aplicada seis meses após a primeira e a última deve ocorrer cinco anos (60 meses) após a primeira dose. A eficácia da vacina é superior a 95%.

As unidades escolares estão sendo comunicadas com antecedência sobre a campanha, para que o público-alvo esteja com as carteirinhas de vacinação no dia da visita. A Vigilância Epidemiológica está aproveitando também para fazer atualização da carteirinha. São encaminhados termos de recusa para os pais que não autorizarem a vacinação de suas filhas.

VÍRUS

O papilomavírus humano é um vírus contagioso que pode ser transmitido com uma única exposição, por meio de contato direto com a pele ou mucosa infectada. Sua principal forma de transmissão pode ocorrer via relação sexual, mas também há contagio entre mãe e bebê durante a gravidez ou o parto, é a chamada transmissão vertical. Por isso, é importante o uso de preservativo durante o ato sexual.

Inicialmente assintomática, a infecção por HPV pode evoluir para lesões de pele e mucosas, em alguns casos também ocasiona o surgimento de verrugas genitais. Quando não tratada corretamente, essas lesões podem evoluir para um quadro de câncer genital, como o câncer de colo de útero, cuja doença tem como principais sintomas dores, corrimento ou sangramento vaginal.

 

Comunicação Prefeitura

Texto: Rafael Lopes

Foto: Alex Brasileiro

Página Anterior



Prefeitura de Birigui
Centro Administrativo Leonardo Sabioni
Rua Anhanguera, 1155 - Jardim Morumbi
CEP: 16200-067  - CNPJ - 46.151.718/0001-80

(18) 3643-6000