A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, em comemoração ao Dia Mundial da Água, levará na terça-feira (24 de março), alunos do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Portal da Pérola II, ao Circuito das Águas. A ação contará com o apoio da Polícia Ambiental.
Serão 66 crianças divididas em duas turmas, nos períodos das 8h e 14h. Elas visitarão o Ribeirão Baixotes onde é feita a captação de parte da água consumida em Birigui, a ETA (Estação de Tratamento de Água) e a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto).
Criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 22 de Março de 1992, o Dia Mundial da Água serve de alerta, para lembrar que a água é fonte de vida. Não importa quem somos, onde vivemos ou o que fazemos, todos dependemos deste recurso precioso para viver.
Segundo o Diretor do Departamento de Desenvolvimento Sustentado e Educação Ambiental, Marcio Soares, o Dia Mundial da Água foi criado para refletirmos sobre os diversos temas deste importante bem natural. “A água é o único recurso natural que está relacionada com a sobrevivência e o desenvolvimento humano, a agricultura, a industria, a produção de energia, tudo gira em torno desse importante recurso único e precioso”, informou. “Mesmo sabendo de toda essa importância que este bem significa para nós, continuamos usando de forma incorreta, esbanjando sem nos preocupar com o amanhã”, orientou Marcio.
Em Birigui, são utilizadas duas fontes de captação, 60% do Ribeirão Baixotes, que é abastecido por nascentes e mananciais que devem ser preservados e protegidos e 40% por poços artesianos distribuídos pela cidade. Depois de utilizada, a água é tratada (Estação de Tratamentos de Esgoto) e devolvida ao Ribeirão Baixotes.
O tratamento de esgoto é feito através do sistema "Australiano" que utiliza Bactérias, que digerem os dejetos, reduzindo assim os perigos de contaminação, o que dificulta este processo é a falta de informação, por exemplo, pessoas que ligam a água da chuva das casas a rede de esgoto e ainda produtos líquidos de origem industrial (solventes, graxa, óleo lubrificante) que são dispensados de forma incorreta na rede de esgoto, dificultando assim o trabalho realizado pelas bactérias.
Comunicação Prefeitura
Texto: Alex Brasileiro
Foto: Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado
|