O prefeito de Birigui, Pedro Bernabé, participou nesta sexta-feira, 20 de março, da assembleia geral dos municípios para eleição dos 15 prefeitos titulares do CBH-BT (Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê). O evento ocorreu em Araçatuba, na AEAN (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste).
Quarenta e dois municípios integram o comitê, que tinha como presidente o prefeito de Guararapes, Edenilson de Almeida, o Dedê. Ele passou o cargo ao prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, eleito na assembleia desta sexta-feira. Os trabalhos da assembleia foram conduzidos pelo secretário executivo do Comitê, engenheiro Luiz Otávio Manfré.
Antes da eleição do novo presidente, os 42 prefeitos votaram para eleger os 15 prefeitos titulares e seus respectivos suplentes. Oito prefeitos de cidades a margem direita do Rio Tietê e sete prefeitos de cidades a margem esquerda do rio foram escolhidos pelos presentes.
O Comitê foi formado em 1994. Conta com uma população de aproximadamente 800 mil habitantes e compreende uma área de drenagem de 15.471 quilômetros, contendo os reservatórios de Três Irmãos e Nova Avanhandava, sendo seus principais cursos d'água: Rio Paraná e seu afluente Ribeirão do Abrigo ou Moinho, Rio Tietê e seus afluentes Ribeirão Lajeado, Ribeirão Azul, Ribeirão Macaúbas e Ribeirão Santa Bárbara.
“O trabalho do comitê é extremamente importante para nossa região administrativa. Eu não poderia deixar de participar desta assembleia, já que Birigui é um dos 15 municípios titulares do comitê”, comentou o prefeito Pedro Bernabé. Braúna é município suplente de Birigui.
Comunicação Prefeitura
Texto e fotos: Tiago Lotto
|