24/03/2015
Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Birigui será inaugurado no dia 31 de março

A Prefeitura de Birigui vai inaugurar seu CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). A unidade está localizada na Travessa Padre Feijó, 72, Centro. A inauguração acontece no próximo dia 31 de março (terça-feira), às 10h.

Segundo o prefeito Pedro Bernabé, o CEO chega ao município através do Brasil Sorridente - Política Nacional de Saúde Bucal, programa do governo federal que visa garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população brasileira. “Esse programa amplia o acesso ao tratamento odontológico gratuito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS)”, comentou o prefeito.

“Atualmente a rede pública de Birigui faz um ótimo trabalho no setor odontológico, porém não temos, por exemplo, tratamento de canal. Com o CEO isso será possível”, explicou a diretora do Departamento de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, Drª Maria Ester Gumerato.

O CEO de Birigui terá três salas funcionando. Entre os variados tratamentos, estão as áreas de endodontia, cirurgia, periodontia, tratamento de pacientes com necessidades especiais, entre outras. “Teremos, também, atuação na educação e prevenção, já que está programado o atendimento a bebês e crianças”, falou a Drª Maria Ester.

Os profissionais que irão atuar no CEO serão selecionados através de concurso público, que acontece no próximo dia 26 de abril. Seis vagas para cirurgiões dentistas especialistas foram abertas. Haverá, também, concurso para auxiliar odontológica.

HOMENAGEM 

Cirurgião Dentista Graduado, Professor Titular em Endodontia e ex-diretor da Unesp Araçatuba, o prefeito de Birigui, Pedro Bernabé, é o autor da lei 5.896, de 5 de setembro de 2014, que denomina o Centro de Especialidades Odontológicas “CEO Dr. Nélio Dias Pacheco”, um dos primeiros dentistas a abrir clínica em Birigui.

Nascido em Capivari, Dr. Nélio mudou para Birigui em 1949, quando, na época, era mínimo o número de cirurgiões dentistas no município. Formado pela Faculdade de Odontologia de Araraquara, fez Especialização no Rio de Janeiro. Em Birigui manteve consultório por quase 50 anos.

Cristão praticante, Dr. Nélio foi membro da diretoria da Santa Casa de Birigui e trabalhou durante 10 anos na Pastoral Carcerária, transformando a Cadeia Pública de Birigui em uma das mais disciplinadas e ordeiras do Estado.

Dr. Nélio não fazia diferença entre clientes que podiam pagar pelos seus serviços e indigentes que batiam em sua porta com dor de dente. Atendeu, por inúmeras vezes, sem cobrar um centavo pelo tratamento. Era um cidadão consciente, que praticava uma das principais lições de Jesus Cristo: ajudar o próximo. O homenageado foi casado pela primeira vez com Maria José de Campos Pacheco, com quem teve uma filha, Heloísa Pacheco. Viúvo, casou novamente, desta vez com a professora Léia Maria Montanari Pacheco. Dr. Nélio Dias Pacheco faleceu em Birigui, no dia 24 de julho de 1999, aos 72 anos.

 

Comunicação Prefeitura

Texto e foto: Tiago Lotto

Página Anterior



Prefeitura de Birigui
Centro Administrativo Leonardo Sabioni
Rua Anhanguera, 1155 - Jardim Morumbi
CEP: 16200-067  - CNPJ - 46.151.718/0001-80

(18) 3643-6000