O Deptrans (Departamento Municipal de Trânsito e Serviços) de Birigui implantou mais uma quadra de zona azul na rua Barão do Rio Branco, entre as ruas Anhanguera e Nilo Peçanha. A ampliação do estacionamento rotativo na área central da cidade foi aprovada pelo Comtran (Conselho Municipal de Trânsito). A regulamentação da área já foi concluída e a cobrança valerá a partir desta quarta-feira (25 de março).
No novo trecho foram criadas 19 vagas para carros, sendo uma para idoso, e 23 para motos. Com a medida, Birigui conta, ao todo, com 977 vagas em 45 quadras. O valor do bilhete custa R$ 2, com permanência de duas horas. A tolerância de espera é de cinco minutos. A cobrança é feita por fiscais da Adefibi (Associação dos Deficientes Físicos de Birigui) de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h.
Conforme o diretor de trânsito, Vagner Pedrosa, a ampliação é necessária para haver maior rotatividade nos estacionamentos na região central, que sofre com a falta de vagas em decorrência do alto número da frota do município, que conta atualmente com 88.017 veículos, sendo que 40.700 são automóveis, conforme dados de janeiro do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).
Nesta segunda e terça-feira os servidores do Deptrans fizeram as demarcações da zona azul, como a pintura das guias, e instalaram as placas informativas sobre o estacionamento rotativo. Cabe ressaltar que é proibido os motociclistas estacionarem fora dos bolsões. O departamento pede que a população tenha atenção especial para a nova regulamentação, evitando, assim, transtornos e riscos de serem autuados.
BOLSÃO
O Deptrans implantou também na manhã desta terça-feira (24) bolsão exclusivo para motocicletas na praça das Nações, atrás do cemitério da Saudades. No local, foram criadas dez vagas.
Comunicação Prefeitura
Texto e foto: Rafael Lopes
|