Crianças atendidas pelo Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Portal da Pérola 2 conheceram nesta terça-feira (24 de março) o processo de captação e tratamento da água de Birigui. Denominado Circuito das Águas, as crianças visitaram o Ribeirão Baixotes, onde é feita a captação de 60% da água consumida no município, a ETA (Estação de Tratamento de Água), onde conheceram as etapas do tratamento da água, e a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), onde conheceram o funcionamento do sistema e a importância do tratamento dos dejetos para o meio ambiente.
A ação foi realizada em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado no último domingo (22). Além de percorrer o circuito, as 66 crianças do Cras receberam orientações educativas sobre a importância do uso consciente da água. “A água é o único recurso natural que está relacionada com a sobrevivência e o desenvolvimento humano, por isso, precisamos utilizar de forma correta”, comentou o diretor do departamento de Desenvolvimento Sustentado e Educação Ambiental, Marcio Soares. O evento foi realizado pelas Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, em parceria com a Polícia Ambiental.
PROJETOS
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado realiza durante todo o ano palestras nas escolas sobre o uso consciente e racional da água. Além disso, o prefeito Pedro Bernabé sancionou uma lei em setembro de 2014, projeto de sua autoria, que dispõe sobre o controle do desperdício de água potável no município. A proposta foi apresentada em decorrência da crise hídrica que afeta o Estado de São Paulo.
O objetivo é evitar o desperdício da água potável e conscientizar a população para o problema. De acordo com a lei, em caso de risco de desabastecimento total ou parcial da água no município, o Executivo poderá decretar estado de alerta de desabastecimento e realizar fiscalização em toda cidade, para constatar desperdícios de água, bem como restringir o uso exagerado do bem natural. Atualmente, Birigui não passa por problemas de desabastecimento.
“Nossas medidas visam conscientizar a população com relação ao liquido mais precioso do mundo: a água. Sabendo usar, não irá faltar”, comentou o prefeito Pedro Bernabé.
Comunicação Prefeitura
Texto: Rafael Lopes
Fotos: Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social
|