A Secretaria Municipal de Obras iniciou nesta quarta-feira, 25 de março, operação tapa-buracos nas principais vias de acesso ao município de Birigui. O fluxo de veículos nestas vias é intenso, segundo levantamento feito pela Prefeitura.
O trabalho começou na Avenida Cândido Sabioni, no Jardim do Trevo. O prefeito Pedro Bernabé esteve pessoalmente no local, onde foi recebido pelo secretário de Obras, Rubens Franco da Silveira.
“As reclamações são muitas em relação aos buracos existentes na cidade. É necessário informar que para fazer esse serviço a Prefeitura compra emulsão asfáltica. Para comprar, é necessário fazer licitação. Uma das empresas que participou da licitação feita em dezembro entrou na Justiça e atrasou a entrega do material”, explicou o secretário de Obras.
EMERGÊNCIA
Com o atraso, a Prefeitura ficou sem emulsão e as chuvas causaram vários prejuízos, aumentando as erosões. De forma emergencial, o Executivo comprou 30 toneladas de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), a chamada massa quente.
“É uma massa apropriada para os serviços de execução de recapeamentos asfálticos ou novas capas asfálticas. Sua utilização é imediata, não aceitando estocagem da massa. É aconselhado para pavimento em rodovias ou ruas de tráfego mais intenso, graças ao seu alto desempenho em resistir a esforços”, explicou Rubens Silveira.
Com o material comprado de forma emergencial, além da Avenida Cândido Sabioni, receberão melhorias as avenidas 9 de Julho, Antônio da Silva Nunes, Isaura Macarini Albani e rua José Masson.
Dentro de 20 dias a Prefeitura de Birigui irá receber a emulsão asfáltica. Com ela, outro material será produzido, o PMF (pré-misturas a frio), feito na usina de asfalto da Prefeitura. “Com a chegada da emulsão poderemos atuar na cidade toda. A partir daí teremos um mutirão para o serviço de tapa-buracos em Birigui”, completou o prefeito Pedro Bernabé.
Comunicação Prefeitura
Texto e fotos: Tiago Lotto
|