A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação disponibiliza diversos serviços que auxiliam o empreendedor que quer abrir ou expandir o próprio negócio com maior agilidade e total desburocratização. Trata-se do projeto Agiliza Birigui, criado no segundo semestre de 2014 com o objetivo de ajudar os empresários locais a desenvolverem seus projetos.
Conforme a secretária da pasta, Silvia Mestriner, o projeto incorpora em um único local uma gama de ações nas áreas da formalização de empresas, na capacitação e gestão empresarial e profissional, na orientação sobre financiamentos e/ou microcrédito orientado, entre outras, destinadas ao empreendedor individual, aos micro e pequenos empresários e aqueles que querem sair da informalidade.
“O Agiliza Birigui é um projeto inovador em benefício da população. Consiste na política de desenvolvimento, inovação e empreendedorismo da Prefeitura, baseada no trinômio: desburocratização/fomento/desenvolvimento, explicou Silvia. Ela acrescentou que são oferecidos ainda consultorias com especialistas do Sebrae, avaliação do futuro do negócio e suporte financeiro para o desenvolvimento do negócio.
“Ao produzir melhorias em qualidade e oferta de novos serviços ao empreendedor em um só local, o Agiliza Birigui e os parceiros nela envolvidos dão sua contribuição ao desenvolvimento do município, ajudando no seu crescimento constante, na produção de riqueza, trabalho e renda, a fim de tornar Birigui em uma cidade mais justa e cheia de oportunidades”, concluiu a secretária.
Para ter acesso aos serviços do Agiliza Birigui basta o interessado comparecer na rua Rua Nilo Peçanha, 301, Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Informações (18) 3641-6270.
Conheça os programas integrantes do Agiliza Birigui:
BANCO DO POVO
O Banco do Povo é o programa de microcrédito produtivo do Governo do Estado de São Paulo, executado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, em parceria com a Prefeitura de Birigui. O objetivo é promover geração de emprego e renda, por meio da concessão de empréstimo para o desenvolvimento de pequenos empreendimentos, para o microempreendedor individual, sacoleiras, prestadores de serviços (corte/costura/montagem de calçados e confecções), cabelereiras, pequenos comerciantes em geral, para auxiliar na aquisição de matéria-prima, equipamentos, máquinas, consertos, manutenção e qualquer outro objeto que vá gerar renda. Realiza empréstimos que variam de R$ 200 a R$ 20 mil, com juros de 0,35% ao mês.
PAT
O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) é parte de uma rede de atendimento do Governo de São Paulo, coordenada pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho, em parceria com a Prefeitura de Birigui. Concentra serviços gratuitos à população, oferecendo intermediação de mão de obra, habilitação ao seguro-desemprego e emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social.
VIA RÁPIDA EMPRESA
Este programa tem como objetivo agilizar a abertura e licenciamento de empresas, por meio de sistema eletrônico, com troca de informações, entre os órgãos envolvidos. O Módulo Estadual de Licenciamento integra e reúne os órgãos estaduais, como Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental) que, em conjunto com a Prefeitura, realiza a emissão de alvará de funcionamento para a operação dos estabelecimentos. O parceiro neste projeto é o Sincontabi (Sindicato dos Contabilistas de Birigui e Região).
PAE - (POSTO SEBRAE-SP)
O Posto de Atendimento ao Empreendedor do Sebrae é um canal de atendimento presencial e de articulação, formado a partir de parcerias locais, solidárias à missão do Sebrae-SP, interessadas em promover a melhoria do ambiente legal e de negócios das micros e pequenas empresas, como também sua competitividade, contribuindo no seu desenvolvimento sustentável. Neste projeto os parceiros são Prefeitura Municipal, Sincontabi, Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui) e Sinbi (Sindicato das Indústria de Calçados e Vestuário de Birigui).
INCUBADORA DE EMPRESAS
A incubadora de Empresas visa proporcionar a base e o suporte necessários, por meio da transferência de conhecimento e de tecnologias, às empresas que estão incubadas para que tenham condições de ingressar no mercado. Nessa perspectiva, confere capacitação e assistência técnica e gerencial para que novas empresas tenham condições de enfrentar os obstáculos que surgem em seus primeiros anos de vida. Além disso, a incubadora favorece a criação de parcerias e redes de relacionamento que busquem promover um ambiente propício a inovação e ao empreendedorismo, fatores fundamentais para a viabilização de novos negócios. Esse Projeto tem parceria com o Sinbi.
BALCÃO DE OPORTUNIDADES
O Balcão de Oportunidades prestará atendimento aos cidadãos que buscam oportunidades, empregos e cursos de qualificação e capacitação. O currículo do interessado será cadastrado através de sistema próprio no site da Prefeitura Municipal. O candidato passará por uma triagem e seu currículo será enviado para as empresas interessadas, conforme a solicitação de perfil das mesmas. Esse projeto será desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal, Acib e Sinbi, com início marcado para o dia 15 de abril de 2015.
Comunicação Prefeitura
Texto: Rafael Lopes
|