As nove UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e o Ambulatório de Saúde da Mulher de Birigui vão abrir neste sábado (28 de março) para coleta de material para diagnóstico precoce do câncer de colo de útero. O exame é direcionado para todas as mulheres com vida sexual ativa, independentemente da idade. O atendimento é gratuito e acontecerá das 7h30 às 16h.
O funcionamento especial das unidades no sábado é para atender as mulheres que não tem disponibilidade de procurar os postos durante a semana. A meta é realizar mais de mil exames preventivos no dia. Na ação do ano passado, foram feitas cerca de 900 coletas. Enfermeiros da ESF (Estratégia de Saúde da Família) e profissionais do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) estarão de plantão durante o evento.
“O exame é direcionado para as mulheres de todas as idades que já tenham tido relação sexual, menos as gestantes. Para a realização do exame é necessário que a mulher fique sem manter relação sexual nos dois dias anteriores à data do preventivo. Ela também não pode estar menstruada ou ter utilizado pomada vaginal”, orientou a enfermeira coordenadora da ESF, Layane Nayara Requenha Lopes.
DOCUMENTOS
Para a coleta do preventivo é necessário apresentar o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), comprovante de endereço, CPF e o RG (original e uma cópia). O recomendado é que as mulheres façam o preventivo uma vez por ano ou conforme orientação médica. Se constatadas alterações no resultado, a paciente será encaminhada para tratamento. Se necessário, ela será levada para Barretos, onde realizará exames complementares.
Desde 2009 a administração municipal mantém parceria com o hospital do Câncer de Barretos, que faz as análises dos preventivos. Os exames podem ser feitos na rede pública de saúde durante todo o ano. Basta as mulheres comparecerem em uma das nove UBSs ou no ambulatório de saúde da mulher, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Outra alternativa é agendar o exame com os agentes comunitários de saúde.
Comunicação Prefeitura
Texto: Rafael Lopes
Foto: Alex Brasileiro
|