A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta semana várias atividades educativas durante a Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue. O setor de Informação, Educação e Comunicação da pasta promoveu 11 palestras para diversas turmas de duas escolas da rede municipal, com a exibição de filmes, desenhos animados e contos de histórias infantis com orientações sobre a dengue. Houve também distribuição de folhetos educativos em escolas estaduais e particulares.
O CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses) promoveu ainda uma capacitação para os membros dos três Rotarys Club de Birigui – Rotary Club, Rotary Birigui Cidade Pérola e Rotary Clube 21 de Abril – para o desenvolvimento de atividades de controle e combate ao mosquito Aedes aegypti. Essa é apenas alguma das medidas que a secretaria tem desenvolvido ao longo do ano para conter o avanço da dengue no município.
A Prefeitura está em processo de contratação de 62 auxiliares de controle à dengue para reforçar os trabalhos de orientação e eliminação dos criadouros do mosquito, realizados diariamente por agentes de combate a endemias e comunitários de saúde, nas visitas casa a casa. O processo está ainda em andamento, mas os trabalhos dos novos contratados devem iniciar nas próximas semanas. Mas os trabalhos realizados pela administração só funcionarão se a população também fizer a sua parte.
TRANSMISSÃO
A dengue é transmitida apenas através da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, infectada com o vírus da doença. As larvas se desenvolvem em água parada, tanto suja quanto limpa, e os ovos chegam a resistir por até dois anos no local do criadouro, mesmo em várias condições. Esses insetos, além de transmitirem a dengue, são transmissores da febre Chikungunya.
Por isso, é importante eliminar possíveis locais de procriação do inseto, deixando os recipientes de água bem tampados e lavando semanalmente os bebedouros dos animais com água, sabão e bucha; deixando a laje seca e as calhas desentupidas; enchendo os pratinhos ou vasos de plantas com areia grossa até a borda; guardando pneus em locais cobertos; e armazenando corretamente o lixo reciclável em sacos plásticos bem fechados.
Após o surgimento de algum sintoma sugestivo de dengue, como dor de cabeça e dor no fundo dos olhos, pontos avermelhados espalhados na pele, febre alta, náuseas e vômitos, dores no corpo e nas articulações, cansaço e perda de apetite, ou até mesmo dor abdominal, sangramento de mucosas ou hemorragias, é importante não se automedicar e procurar imediatamente uma das nove UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade.
Comunicação Prefeitura
Texto: Rafael Lopes, com informações da Secretaria de Saúde
|