31/03/2015
Prefeitura inaugura Centro de Especialidades Odontológicas; atendimento começa dia 6 de abril

O CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) Dr. Nélio Dias Pacheco foi inaugurado na manhã desta terça-feira (31 de março). A unidade, que fica na Travessa Padre Feijó, 72, Centro, foi toda adequada para garantia do bom atendimento. O investimento foi de R$ 40 mil do governo federal, com contrapartida de R$ 15 mil da Prefeitura. O local tem capacidade para atender cerca de 750 pessoas por mês.

O CEO chega ao município graças ao emprenho do prefeito, Pedro Bernabé, que ao assumir a Prefeitura, em janeiro de 2013, procurou o coordenador geral da Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca Junior, para dar continuidade ao processo de instalação da unidade em Birigui. O centro é uma diretriz do programa Brasil Sorridente – Política Nacional de Saúde Bucal, do governo federal, que amplia o acesso ao tratamento odontológico gratuito, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde).

Para o prefeito, a instalação do CEO é uma grande conquista para a cidade, pois será possível ampliar o atendimento odontológico oferecido na rede municipal. “Nos postos de saúde os dentistas fazem apenas atendimento de extração e restauração, não havendo possibilidade de estender o atendimento, trazendo prejuízos aos pacientes que precisavam de canal, por exemplo. Agora teremos mais especialidades e possibilidade de oferecer tratamento bucal com maior qualidade aos mais carentes”, destacou.

A secretária municipal de Saúde, Andrea Benvenuta Antonio, explicou que atendimento no CEO será feito por encaminhamento dos dentistas das UBSs (Unidades Básicas de Saúde). “Será feita uma triagem e todo o paciente que precisar de um atendimento especializado será direcionado para o centro. Estamos buscando a excelência na saúde e o CEO chega para oferecermos uma assistência de qualidade à população”, comentou.

HOMENAGEM

O CEO recebeu o nome de “Dr. Nélio Dias Pacheco”, em homenagem a um dos primeiros dentistas a abrir clínica na cidade. Em Birigui, ele manteve consultório por quase 50 anos. A aposentada Eny Dias Pacheco, irmã do Dr. Nélio, participou da inauguração, acompanhada por familiares, e foi homenageada pelo prefeito com buquê de flores.

Participaram ainda da cerimônia o vice-prefeito de Birigui, Antônio Carlos Vendrame, o diretor da DRS-2 (Diretoria Regional da Saúde) de Araçatuba, Silvio César Santos Orfão, o presidente da Câmara, Cristiano Salmeirão, a diretora do departamento Odontológico da Secretaria de Saúde, Maria Ester Gumerato, entre outras autoridades municipais e militares, bem como profissionais da saúde. Após a solenidade, os convidados conheceram as instalações da unidade.

ESTRUTURA

O CEO de Birigui conta com três consultórios, com raio-X e equipamentos de última geração. Os tratamentos oferecidos são: a endodontia, cirurgia, periodontia, ortodontia, implante, tratamento de pacientes com necessidades especiais e atendimentos a crianças de zero a três anos com o projeto de prevenção de saúde bucal. Conforme o prefeito, o governo federal enviará mensalmente ao município R$ 8.250 mil para manutenção da unidade. Os atendimentos à população começam na próxima segunda-feira, dia 6 de abril.

A unidade vai funcionar de segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. As consultas realizadas de manhã e à tarde nas oito UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Birigui não serão interrompidas. No período noturno, um dentista continuará de plantão no Pronto Socorro Odontológico, localizado no pronto-socorro municipal, para atendimentos de urgência e emergência. Atualmente, 25 dentistas e oito auxiliares atuam na equipe odontológica na rede de atenção básica da cidade. Mais seis profissionais serão contratados por meio de concurso público.

Texto e fotos: Rafael Lopes

A Rádio Prefeitura fez a cobertura do evento, ouça abaixo:

Sonora:
Baixar Som