02/04/2015
Nascem os dois primeiros bezerros de inseminação artificial do Programa Melhoramento Genético Bovino
 

Os primeiros dois bezerros de inseminação artificial frutos do Programa de Melhoramento Genético Bovino e Extensão Rural do Município de Birigui, desenvolvido pelo departamento de Agropecuária, nasceram na segunda quinzena de março deste ano. O programa, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, é regulamentado pela lei ordinária nº 5.915/2014, de autoria do prefeito Pedro Bernabé.

Segundo o veterinário Matheus Moreira Beli, do departamento de Agropecuária, o programa vem atender as necessidades dos produtores rurais em melhorar seus índices de produção e, por consequência, mantendo-os dentro da propriedade, tendo melhor qualidade de vida.

Nasce daí a expectativa de sempre ter animais cada vez melhores e, num futuro próximo, fazer da venda de animais excedentes uma fonte extra de renda”,enfatizou.

O programa surgiu a partir da necessidade de um grupo de três produtores vizinhos, que tinham a vontade e o interesse em melhorar seus rebanhos. As primeiras conversas se iniciaram em março de 2014 e o treinamento já foi realizado na primeira quinzena de maio daquele ano.

O veterinário Matheus Moreira Beli organizou todo o material necessário para treinamento, requisitando peças de frigorífico, que o Frigorífico Brasfrigo prontamente cedeu.

A aquisição dos materiais necessários ao procedimento de inseminação artificial propriamente dito foram adquiridos pelos próprios produtores, divididos em três cotas iguais. Esse primeiro grupo foi composto por João Antônio Cortinóvis, Gilson Mário Sgobi e Arnaldo Ferreira de Souza, todos produtores do bairro rural Baixotes.

Um segundo grupo já está em fase de treinamento e é composto por Luis Pires, do bairro rural Tupi, Eduardo Henrique Rodrigues de Oliveira, do Colônia 5, e Vilson Rodrigues de Oliveira, do bairro rural Veado. Os treinamentos teóricos e os práticos em peças e equipamentos são realizados em conjunto, em local pré-determinado. Já os treinamentos práticos nos animais são personalizados, realizados cada qual em sua propriedade e seus animais.

Depois de terminados os treinamentos, ainda são realizados acompanhamentos durante os primeiros procedimentos, até que o inseminador tenha segurança necessária à realização do procedimento.

O principal requisito para participar é o interesse do produtor a nos procurar para viabilizarmos a formação de um grupo e o posterior treinamento”, informou o veterinário. O treinamento e o acompanhamento são absolutamente gratuitos para os participantes. Mais informações pelo telefone (18) 3634-4136.


Comunicação Prefeitura

Texto e fotos: Alex Brasileiro

A Rádio Prefeitura falou com o veterinário Matheus Beli que explicou o funcionamento do programa. Ouça abaixo:

Sonora:
Baixar Som
Página Anterior



Prefeitura de Birigui
Centro Administrativo Leonardo Sabioni
Rua Anhanguera, 1155 - Jardim Morumbi
CEP: 16200-067  - CNPJ - 46.151.718/0001-80

(18) 3643-6000