A Secretaria Municipal de Educação iniciou nesta quinta-feira (2 de abril) um programa de formação continuada para babás, educadores, orientadores e diretores dos CEIs (Centros de Educação Infantil), com o objetivo de construir conhecimentos sobre a primeira infância – formação de crianças de zero a três anos. O encontro ocorreu na Casa de Cultura Cristina Calixto e foi mediado pelas psicólogas Claudia Carvalho e Claudia Zacarias. Estão previstas outras três reuniões para discutir o tema.
O prefeito Pedro Bernabé esteve na reunião no período da manhã e participou de uma dinâmica com os profissionais da rede municipal de ensino. Em seu discurso, Bernabé destacou a importância da qualificação. “Vocês (profissionais da rede) têm uma responsabilidade muito grande em oferecer uma educação de qualidade a nossas crianças. E, ao trazermos especialistas para compartilhar conhecimentos, estamos primando pela qualidade da educação, que é libertadora”.
A secretária municipal de Educação, Sônia Regina Guaraldo, explicou os focos deste projeto. “Vamos estudar o desenvolvimento da criança, não na perspectiva da psicologia, porque não seremos especialistas, para que possamos entender a importância das ações educativas que desenvolvemos. Vamos focar os educadores que estão em contato com as crianças e uma ação com a família. Temos a clareza que se não trabalharmos com a família, não estaremos cumprindo integralmente a nossa função na educação”, afirmou.
Claudia Zacarias disse que o programa iniciado nesta quinta-feira visa “sensibilizar, discutir e construir um conhecimento para solidificar o aprendizado sobre o processo de formação da primeiríssima infância”. Ao longo do dia, as psicólogas abordaram assuntos como a importância de cada fase na formação e desenvolvimento da personalidade da criança, a área fisiológica e psicológica, e o papel da infância na formação da personalidade. Além disso, foram apresentados vídeos temáticos e desenvolvidas atividades reflexivas.
Comunicação Prefeitura
Texto e fotos: Rafael Lopes
|