A Secretaria de Saúde fez a coleta de 840 preventivos contra o câncer de colo de útero durante campanha realizada no dia 28 de março. As nove UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e o Ambulatório da Saúde da Mulher abriram em horário especial para atender as mulheres. O exame é direcionado para todas as mulheres com vida sexual ativa, independentemente da idade.
Todos os exames serão analisados e, caso sejam constadas alterações, a paciente será comunicada e encaminhada para tratamento. Se necessário, ela será levada para o Hospital do Câncer de Barretos para a realização de exames complementares. Participaram da campanha enfermeiros da ESF (Estratégia de Saúde da Família) e profissionais do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família).
“O evento foi um sucesso, tanto pelo empenho de todos os profissionais quanto pela adesão das mulheres, que se sentiram satisfeitas com a abertura dos postos de saúde no sábado”, disse a enfermeira coordenadora da ESF, Layane Nayara Requenha Lopes. Segundo ela, outra ação semelhante será organizada ainda este ano. “Analisamos que é de extrema necessidade ampliarmos a coleta de preventivo”, completou.
O recomendado é que as mulheres façam o preventivo uma vez por ano ou conforme orientação médica. O exame pode ser feito na rede pública de saúde durante todo o ano. Basta que as mulheres compareçam na UBS mais próxima de casa ou no ambulatório de saúde da mulher, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, para marcarem a coleta. Outra alternativa é agendar o exame com os agentes comunitários de saúde.
Comunicação Prefeitura
Texto: Rafael Lopes
|