09/04/2015
Prefeito Pedro Bernabé recebe equipe do Sesi Birigui campeã nacional de torneio de robótica
 

O prefeito de Birigui, Pedro Bernabé, recebeu nesta quarta-feira (8 de abril) a equipe Big Bang Birigui, do Sesi de Birigui, que foi campeã da temporada 2014/2015 do Torneio de Robótica First Lego League, promovido pelo Sesi (Serviço Social da Indústria).

Durante três dias (13, 14 e 15 março), em Brasília, a etapa nacional do Torneio de Robótica reuniu 60 equipes de 18 estados. Cerca de 600 estudantes com idades entre 9 e 16 anos de escolas públicas e particulares participaram da competição, que aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

As equipes foram avaliadas em quatro critérios: design do robô, projeto de pesquisa, core values e desafio do robô. “Para conseguir uma boa pontuação, os times precisaram apresentar soluções inovadoras no tema desta temporada (O futuro da aprendizagem), assim como demonstrar companheirismo e ética na disputa”, explicou o técnico da equipe de Birigui, Valter Moreno Carvalhal Junior, analista de suporte em informática do Sesi.

A competição ainda exigiu projetar e programar um robô com eficiência e estratégia, e realizar o maior número de tarefas com o robô na arena, como arremessar uma bola ao gol, abrir portas ou movimentar argolas de um lugar para o outro, em rounds de apenas dois minutos e meio.

A equipe do Sesi Birigui produziu um jogo, chamado “Fabréga”, que estimula o aprendizado das expressões algébricas. “É preciso muita pesquisa, correr atrás e estudar muito. Foram oito meses de muito treino fora do horário das aulas”, comentou o estudante Entony Kampara, 15 anos, integrante da equipe. Ele e mais sete integrantes da equipe estiveram no gabinete do prefeito de Birigui. “É uma honra recebê-los. Vocês levaram o nome de Birigui para o cenário nacional da robótica. Boa sorte no mundial que será realizado nos Estados Unidos”, falou o chefe do Executivo, Pedro Bernabé.

O torneio é uma iniciativa do grupo Lego, da Dinamarca, e da organização americana First (For Inspiration and Recognition of Science and Technology), realizado em mais de 80 países. No Brasil, o Sesi é o organizador oficial do evento. O objetivo é fazer com que essa experiência criativa desperte o interesse das crianças e adolescentes para as carreiras de engenharia e tecnologia.

Com o primeiro lugar no Brasil, a equipe de Birigui garantiu vaga no Torneio Mundial, que será realizado em Saint Louis, cidade localizada no estado americano do Missouri. A equipe embarca no próximo dia 20 de abril. “Agora serão os 108 melhores times de todo o mundo. É a nata da robótica mundial. É uma honra levar o nome do Sesi Birigui para esta competição”, disse o técnico Valter Moreno. Também foram recebidos pelo prefeito de Birigui os alunos integrantes da equipe Big Bang Birigui Carol Martins, Caroline Santos, Daphyne Milin, Lais Gimenez, Lara Cavalheiro, Victória Vilela, Vitor Hugo Melin e a mentora da equipe Nayara Lais.

 

Comunicação da Prefeitura

Texto: Tiago Lotto

Fotos: Tiago Lotto e Divulgação

A Rádio Prefeitura falou com o técnico da equipe de Birigui, Valter Moreno Carvalhal Junior, e com o prefeito, Pedro Bernabé, sobre esta conquista. Ouça abaixo:

Sonora:
Baixar Som
Página Anterior



Prefeitura de Birigui
Centro Administrativo Leonardo Sabioni
Rua Anhanguera, 1155 - Jardim Morumbi
CEP: 16200-067  - CNPJ - 46.151.718/0001-80

(18) 3643-6000