13/04/2015
Prefeitura inicia treinamento de selecionados no processo seletivo de auxiliar de controle à dengue

A Prefeitura de Birigui está realizando o curso de capacitação dos selecionados no processo seletivo para o cargo de auxiliar de controle à dengue, que iniciarão suas atividades nesta quarta-feira, dia 15 de abril. O curso é ministrado pelo CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses) e acontece em duas etapas: teórica e prática. As atividades estão sendo realizadas na Fateb (Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui). A palestra inaugural aconteceu nesta segunda-feira, 13 de março, às 8h.

Os novos contratados vão reforçar, temporariamente, os trabalhos de orientação e eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, realizados diariamente pelos agentes de combate a endemias e de comunitários de saúde. 

O educador em saúde pública do CCVZ, Marco Antônio Sanchez, iniciou a palestra falando sobre educação e as formas corretas de abordagem e tratamento com o munícipe. “O agente deve transmitir conhecimento, só assim é possível realizar a prevenção”, citou. “Dengue tem jeito, basta a sociedade se unir e se organizar nesta luta”.

Para o chefe de seção do CCVZ, veterinário Ricardo Antônio de Oliveira, é necessário a realização do curso para que os novos agentes possam atuar de maneira eficaz na conscientização das pessoas. “Pedimos para que a população receba nossos agentes, que estão identificados com crachás, mochilas e uniformes, para que possamos fazer uma averiguação mais criteriosa no sentido de educar e melhorar a qualidade de vida de todos”, solicitou.

Os auxiliares de controle à dengue vão atuar no bloqueio com nebulização, nos arrastões e mutirões de limpeza para eliminar os criadouros do mosquito transmissor da dengue nos imóveis, no desenvolvimento de atividades de promoção e prevenção por meio de visitas domiciliares, e de ações educativas individuais e coletivas na comunidade.

VISITAS

As visitas casa a casa são realizadas de segunda a sábado, pelos agentes devidamente identificados. Nas segundas e terças-feiras o trabalho é feito das 7h30 às 13h30 e das 15h às 17h. De quartas aos sábados o serviço é realizado das 7h30 às 13h30, cumprindo a jornada de 40 horas semanais. Os agentes trabalham no horário de almoço da população e aos sábados justamente para encontrar o morador em casa e poder executar as orientações.


Comunicação Prefeitura

Texto e fotos: Alex Brasileiro

A Rádio Prefeitura falou com o chefe de seção do CCVZ, veterinário Ricardo Antônio de Oliveira, sobre o curso. Ouça abaixo:

Sonora:
Baixar Som
Página Anterior



Prefeitura de Birigui
Centro Administrativo Leonardo Sabioni
Rua Anhanguera, 1155 - Jardim Morumbi
CEP: 16200-067  - CNPJ - 46.151.718/0001-80

(18) 3643-6000