20/04/2015
CONSCIENTI: Birigui terá Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação

A Prefeitura de Birigui iniciou os trabalhos para constituir seu Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, o CONSCIENTI, que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento científico, tecnológico e à inovação, com vistas ao desenvolvimento sustentável da cidade, em apoio ao planejamento e à gestão da administração pública municipal.

A criação do conselho se faz através da lei municipal 6.014/15, publicada no último dia 18 de abril. O projeto de lei é de autoria do Executivo, que vê o conselho como um importante parceiro da administração. “Este conselho é de caráter consultivo e será vinculado a Sedecti (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação)”, falou o prefeito de Birigui, Pedro Bernabé.

O CONSCIENTI terá variadas competências, entre elas analisar e opinar sobre os planos gerais e específicos relacionados ao desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação e sua aplicação no âmbito da administração, colaborar com a política a ser implantada nessa área, visando à qualificação dos serviços municipais, promover e incentivar estudos, eventos e pesquisas nas áreas de que trata a Lei, identificar temas específicos da área da ciência, tecnologia e inovação que requeiram tratamento planejado, entre outros.

FAÇA PARTE

A Prefeitura de Birigui informa que o novo conselho deve contar com dois representantes da sociedade civil, que não tenham ligações com a prefeitura, órgãos de classe ou associações. O munícipe interessado deve protocolar requerimento no Paço Municipal solicitando a participação no Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Outras informações pelo telefone (18) 3641-6270.

Texto: Tiago Lotto

Foto: Rafael Lopes