23/04/2015
Arte de Crescer atende 332 crianças de 6 a 15 anos; programa funciona em cinco regiões da cidade

Visando estimular o desenvolvimento das potencialidades e talentos de crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social conta com o Programa Arte de Crescer.

As atividades do programa são desenvolvidas pelo Departamento de Assistência à Criança e ao Adolescente, que atende 332 crianças em cinco diferentes regiões de Birigui.

O trabalho, desenvolvido por uma equipe profissional, proporciona uma formação cidadã. Entendemos que é fundamental para nossas crianças e jovens participarem de atividades socioeducativas em períodos extraescolar”, falou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Marilene Galera Bernabé.

O Arte de Crescer oferece atividades de recreação, brinquedoteca, leitura, complemento educacional, atividades esportivas (atletismo e natação), musicais, artesanato, dança, desenho em quadrinho e mídias digitais. As atividades esportivas são desenvolvidas em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Segundo a diretora do departamento, Filomena Aparecida Andreazzi Gregatti, a Filó, 39 profissionais estão envolvidos no programa. “Temos coordenadores sociais, psicóloga, escriturária, monitores de complemento educacional, monitora de dança, monitor de desenho e serigrafia, monitora de artesanato, zeladores, vigias, auxiliares de serviços gerais e estagiários de educação física”, explicou.

O programa atende no Núcleo CAC – Centro de Atendimento à Criança da Vila Bandeirantes (rua Egídio Navarro, 1.112); no Cerem – Centro Educacional e Recreativo Municipal, localizado no Jardim Ipanema (rua Nicolau da Silva Nunes,795); no Centro Educacional Municipal Rotary, na Vila Troncoso (avenida João Cernak, 2.330); no Núcleo  do Centro Comunitário Portal da Pérola II (rua Valério Anhê Ribalta, s/nº) e no Núcleo do Centro de Integração Social (conhecida sede da Terceira Idade - rua Santa Tereza, 365), que fica na Vila Troncoso.

Queremos honrar a população, trabalhando com ética, dignidade e cordialidade. É um novo modelo de gestão, que visa o bem comum”, frisou a secretária Marilene Bernabé.

Para a secretária, é nessa fase que as crianças e adolescentes necessitam de um norte. “Com as atividades oferecidas propiciamos aos atendidos oportunidade de novos conhecimentos, auxiliando assim os pais na educação de seus filhos. Muitos pais dizem que estão tranquilos quando sabem que seus filhos estão no programa”, salientou ela.

Além das atividades, os participantes do programa recebem refeições. A Prefeitura de Birigui oferece duas refeições pela manhã e duas no período da tarde. Para oferecer frutas e sucos existe uma parceria com o Programa Fome Zero.

Dona Maria (nome fictício) é mãe de uma menina de 12 anos e de um menino de 9. Os dois estão matriculados no Arte de Crescer. Ela disse que o programa traz benefícios para sua família. “Além da boa alimentação oferecida, meus filhos participam de atividades que melhoram a saúde e estimulam os estudos. É um programa excelente”, comentou a moradora de Birigui.

Comunicação da Prefeitura de Birigui

Texto e fotos: Tiago Lotto

A Rádio Prefeitura falou com a diretora Filomena Aparecida Andreazzi Gregatti, que falou sobre o Arte de Crescer. Ouça abaixo:

Sonora:
Baixar Som