24/04/2015
Vigilância Epidemiológica de Birigui recebe prêmio pelo terceiro ano consecutivo do governo estadual

Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura de Birigui, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica, conquistou o prêmio pelo melhor desempenho no Programa Estadual de Tuberculose, denominado “Busca Ativa e cobertura de teste HIV dos casos de TB”. O prêmio é concedido pela Secretaria Estadual de Saúde.

A Coordenadoria do Controle de Doenças reconhece os trabalhos dos municípios que atingiram todos os quesitos de qualidade estipulado. Dos 645 municípios do Estado de São Paulo, Birigui aparece entre os 45 premiados.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Maria Helena Martins Yazawa, o município de Birigui realizou, ano passado, 800 exames de escarro (baciloscopia). “Deste total foram diagnosticados 21 casos, sendo que um deles mudou de Birigui durante o tratamento. Esse prêmio é reflexo do trabalho que a equipe da Vigilância Epidemiológica faz no município”.

A diretora lembrou que estão envolvidos na campanha os profissionais da UBSs (Unidades Básicas de Saúde), Pronto-Socorro, Santa Casa, entre outras entidades. “Agradecemos todos os profissionais envolvidos na campanha”, completou Maria Helena.

Para a secretária municipal de Saúde, Andrea Benvenuta Antonio, Birigui sempre foi exemplo nos casos de cura da tuberculose para a região. “Nossa gestão priorizou o atendimento a doença que uma vez não diagnosticada e tratada pode causar alguns danos à saúde do paciente infectado. Por conta disso que nos aprimoramos cada vez mais para diagnosticar precocemente e aumentar o número de pacientes curados”, falou.

O prefeito Pedro Bernabé disse que o prêmio é resultado do monitoramento intenso da doença com a visita diária do paciente as UBSs. “Além da disponibilidade de todos os medicamentos para o tratamento e do empenho e compromisso de cada profissional na área da saúde”, frisou o chefe do Executivo.

CONHEÇA A DOENÇA

A tuberculose é uma doença bacteriana altamente contagiosa adquirida pelas vias aéreas. Os infectados costumam eliminar grande quantidade de bactérias no ambiente tossindo, falando ou espirrando.

Estes agentes podem ser inspirados por pessoas saudáveis, levando à doença. Os principais sintomas são tosse (por mais de três semanas), febre baixa (mais comumente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil.

Caso a pessoa apresente estes sintomas deve procurar a UBS mais próxima para ser examinado. A doença é curável e o tratamento oferecido gratuitamente nos postos de saúde. É muito importante que os pacientes não interrompam o tratamento, para evitar o surgimento de bactérias resistentes aos remédios e o contágio de novas pessoas.

Texto e foto: Tiago Lotto

A Rádio Prefeitura falou com a diretora da Vigilância Epidemiológica, Maria Helena Martins Yazawa, sobre o prêmio conquistado pelo município. Ouça abaixo:

Sonora:
Baixar Som