24/04/2015
CMDCA realiza no dia 27 de abril a 10ª Conferência dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente

O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), com o apoio da Prefeitura de Birigui, realiza na próxima segunda-feira (27 de abril) a 10ª Conferência Municipal dos Direitos Humanos da Criança e Adolescente. O encontro acontecerá a partir das 7h30 no anfiteatro da Uniesp, na rua João Escanhuela, 133, no Jardim Capuano.

“O objetivo é conferir as propostas da conferência anterior para verificarmos os avanços conquistados, apontar as ações que não foram concretizadas e reeditá-las, além de pontuar novas ações para o fortalecimento dos direitos das crianças e adolescentes”, explicou Maria Regina Doná, assistente social e integrante da equipe administrativa do CMDCA.

Na ocasião, o pedagogo social Sergio Raposo Calixto, de Araçatuba, vai ministrar palestra sobre o tema central da conferência: “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente – fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”. “É importante que a população participe para apresentar propostas e sugestões”, disse Andressa Bibiano, integrante da equipe organizadora do evento.

EIXOS

Em seguida, os participantes serão divididos em grupos para discussão dos cinco eixos temáticos que tratam da promoção dos direitos de crianças e adolescentes; proteção e defesa dos direitos; protagonismo e participação de crianças e adolescentes; controle social e efetivação dos direitos; e gestão da política nacional dos direitos humanos da criança e adolescente.

As ideias apresentadas pelos grupos serão votadas durante a plenária e, posteriormente, encaminhadas à Conferência Regional, que acontecerá em Araçatuba nos dias 22 e 23 de julho. As propostas passarão pela etapa estadual antes de serem discutidas na conferência nacional, que reunirá representantes do País com o objetivo de definir as melhorias necessárias para a promoção aos direitos das crianças e adolescentes.

APAC

O prefeito Pedro Bernabé participou nesta sexta-feira, 24 de abril, da abertura da 3ª Conferência Municipal Lúdica dos Direitos Humanos da Criança e Adolescente. O evento aconteceu na Apac (Associação de Promoção e Assistência Comunitária), localizada no bairro Quemil, e contou com apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Além do chefe do Executivo, prestigiaram a conferência os secretários Lino Tonsing (Cultura), Tiago Contador (Comunicação), Adão Panini (Segurança) e a primeira-dama Marilene Galera Bernabé (Assistência e Desenvolvimento Social).

O tema central do evento foi a “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente – fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”. O evento, voltado para os adolescentes com idades entre 12 e 18 anos, teve cinco eixos temáticos: direito à participação; a brincar; saúde; educação; e esporte, cultura e lazer.

Texto: Rafael Lopes e Tiago Lotto

Fotos: Tiago Lotto

A Rádio Prefeitura falou com a assistente social Maria Regina Doná sobre a conferência. Ouça abaixo:

Sonora:
Baixar Som