24/04/2015
Campanha de vacinação contra o HPV é prorrogada; Saúde já imunizou 1.798 meninas de 9 a 11 anos

A Secretaria Municipal de Saúde prorrogou a campanha de vacinação contra o HPV (papilomavírus humano). A ação busca proteger as meninas com idade entre 9 e 11 anos do câncer de colo de útero. A Vigilância Epidemiológica já imunizou nesta primeira fase 1.798 meninas, o que corresponde a 80,52%. A meta é vacinar 90% das 2.233 adolescentes nesta faixa etária.

Ainda de acordo com os dados divulgados pelo departamento, até o momento foram imunizadas 700 meninas de nove anos; 596 de dez anos; e 502 garotas de 11 anos. A principal estratégia da secretaria foi oferecer a vacinação em todas as escolas municipais, estaduais e particulares de Birigui. Equipes do setor de imunização percorreram as unidades escolares aplicando a dose no público-alvo.

Agora, a vacinação contra o HPV é feita somente na Vigilância Epidemiológica, que fica na praça Gumercindo de Paiva Castro, s/nº, Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. É necessário que o responsável acompanhe a filha e leve a carteirinha de vacinação. O departamento também vai intensificar a ação durante o “Dia D” da campanha de vacinação contra a gripe, marcado para o dia 9 de maio.

A diretora da Vigilância Epidemiológica, Maria Helena Martins Yazawa, informa que para a proteção contra o vírus seja efetiva, as meninas precisam tomar três doses da vacina. De acordo com orientação do Ministério da Saúde, a segunda dose deve ser aplicada seis meses após a primeira e a terceira deve ocorrer cinco anos (60 meses) após a primeira dose. A eficácia da vacina é superior a 95%.

VÍRUS

O papilomavírus humano é um vírus contagioso que pode ser transmitido com uma única exposição, por meio de contato direto com a pele ou mucosa infectada. Sua principal forma de transmissão pode ocorrer via relação sexual, mas também há contagio entre mãe e bebê durante a gravidez ou o parto, é a chamada transmissão vertical. Por isso, é importante o uso de preservativo durante o ato sexual.

Inicialmente assintomática, a infecção por HPV pode evoluir para lesões de pele e mucosas, em alguns casos também ocasiona o surgimento de verrugas genitais. Quando não tratada corretamente, essas lesões podem evoluir para um quadro de câncer genital, como o câncer de colo de útero, cuja doença tem como principais sintomas dores, corrimento ou sangramento vaginal.

Texto: Rafael Lopes

Foto: Alex Brasileiro

A Rádio Prefeitura falou com a diretora da Vigilância Epidemiológica, Maria Helena Martins Yazawa, sobre a campanha. Ouça abaixo:

Sonora:
Baixar Som