27/04/2015
UBSs iniciam vacinação contra a gripe; Vigilância Epidemiológica quer atingir mais de 23 mil pessoas

A Prefeitura de Birigui iniciou nesta segunda-feira, 27 de abril, a vacinação contra a Gripe H1N1 (Influenza). A 17ª Campanha Nacional de Vacinação ocorre até 22 de maio de 2015. A vacina está sendo aplicada gratuitamente em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Birigui.

Segundo informou o Departamento de Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, serão vacinados indivíduos com 60 anos ou mais, os trabalhadores da área da saúde, as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

A meta em Birigui é imunizar 23.890 pessoas do público-alvo”, falou a diretora do Departamento, Maria Helena Martins Yazawa, lembrando que 13.919 são pessoas com 60 anos ou mais. As crianças com 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias totalizam 6.080. Já as gestantes são 1.078 e as puérperas 177. Os trabalhadores da saúde totalizam 2.708.

Em 2014 foram aplicadas 20.266 vacinas, atingindo 85% do público-alvo. “Queremos imunizar 100% do público-alvo. A importância da vacinação é a prevenção das complicações (pneumonia e internação hospitalar)”, salientou a diretora.

DIA D

No dia 9 de maio acontecerá uma mobilização nacional para reforçar a importância da vacinação na prevenção da gripe. Chamado de “Dia D contra gripe”, a campanha terá horário especial nas UBSs.

No sábado, 9 de maio, o atendimento será das 8h às 17h em todas as UBSs da cidade, além do Departamento de Vigilância Epidemiológica (localizado no prédio do Pronto-Socorro). Além da vacinação contra a gripe, profissionais da área odontológica realizarão a abordagem para a detecção de câncer bucal em idosos.

VÍRUS

Os vírus da influenza causam doença respiratória aguda, denominada influenza ou gripe, caracterizada clinicamente por febre alta, calafrios, cefaleia, mal estar, mialgia e tosse seca. Conjuntivite, dor abdominal, náusea e vômitos são frequentes. Em crianças pequenas o quadro clínico pode simular uma sepse. O mal estar geral pode persistir por vários dias e até mesmo semanas.

Entre as complicações que podem ocorrer destacam-se a pneumonia, viral ou bacteriana, e a síndrome de Reye, que se caracteriza pela presença de encefalopatia grave, mais comumente observada em escolares, muitas vezes em associação com o uso de ácido acetilsalicílico (AAS). As pessoas idosas e aquelas com doenças de base têm maior risco de complicações.

São também especialmente vulneráveis às complicações as pessoas imunocomprometidas, tais como os receptores de transplantes, os recém-nascidos internados em UTIs e os pacientes com aids ou mucoviscidose. A gripe inicia-se com febre alta, em geral acima de 38ºC, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca.

Texto: Tiago Lotto