27/04/2015
Prefeito participa da 10ª Conferência Municipal dos Direitos Humanos da Criança e Adolescente

O prefeito Pedro Bernabé participou nesta segunda-feira, dia 27 de abril, no auditório da Uniesp, da 10ª Conferência Municipal dos Direitos Humanos da Criança e Adolescente. Organizado pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), o evento contou com apoio da Prefeitura de Birigui.

Também estiveram presentes a primeira-dama e Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Marilene Galera Bernabé, o Secretário de Cultura, Lino Tonsig, o Secretário de Segurança Pública, Adão Panini, além de representantes de instituições ligadas a área e jovens.

O objetivo geral das Conferências dos Direitos da Criança e do Adolescente de 2015 é mobilizar o sistema de garantia de direitos e a população em geral para implementação e monitoramento da Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes (tema central da conferência).

A conferência, visa, também, fortalecer os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”, explicou a presidente do CMDCA, Andressa Maria Bigatão Lazari.

Para o prefeito, Birigui mais uma vez cumpre as normas federais com a realização das conferências. “Hoje as crianças desde o ensino fundamental recebem orientações de civilidade e leis. O futuro está nas mãos de nossos jovens e esta conferência é um importante instrumento de mobilização e participação popular na discussão e na busca de soluções de problemas para que possamos fazer um país mais justo e fraterno”, comentou o prefeito.

O pedagogo social Sergio Raposo Calixto foi convidado para ministrar palestra sobre o tema central da conferência. “A cada momento que a sociedade vivência, ela precisa reafirmar aquilo que já está em lei. Se queremos uma sociedade melhor, precisamos começar hoje a garantir e implementar os direitos das crianças e dos adolescentes”, afirmou o pedagogo da vizinha cidade de Araçatuba.

EIXOS

Após a palestra, os participantes foram divididos em grupos para discussão dos cinco eixos temáticos que tratam da promoção dos direitos de crianças e adolescentes; proteção e defesa dos direitos; protagonismo e participação de crianças e adolescentes; controle social e efetivação dos direitos; e gestão da política nacional dos direitos humanos da criança e adolescente.

As ideias apresentadas pelos grupos foram votadas durante a plenária e serão encaminhadas através dos dez delegados eleitos, representantes de órgãos públicos e sociedade civil, as dez propostas à Conferência Regional, que acontecerá em Araçatuba nos dias 22 e 23 de julho. As propostas passarão pela etapa estadual antes de serem discutidas na conferência nacional, que reunirá representantes do País com o objetivo de definir as melhorias necessárias para a promoção aos direitos das crianças e adolescentes.

Texto: Alex Brasileiro e Tiago Lotto

Fotos: Vagner Monteiro

A Rádio Prefeitura acompanhou a abertura e o pronunciamento do Prefeito Pedro Bernabé e falou com o palestrante Sergio Calixto sobre a importância da conferência para a população. Ouça abaixo:

Sonora:
Baixar Som