29/04/2015
Birigui promove 3ª Conferência Municipal de Saúde no dia 8 de maio; evento será aberto ao público

A Secretaria de Saúde de Birigui, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, realiza no dia 8 de maio, a 3ª Conferência Municipal de Saúde. O tema da conferência, que será aberta aos profissionais da área e ao público, é a “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. O encontro acontecerá no Buffet Millenium, na rua da Glória, 51, no bairro Vila Roberto, das 8h às 17h.

“Neste dia serão discutidos os problemas de saúde do município, visando propor diretrizes para a atualização do Plano Municipal de Saúde. Por isso, é importante a participação da comunidade para contribuir com propostas que tragam melhorias e fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde) na nossa rede de atendimento”, disse Evelise Pires Cogo Simão, presidente da comissão organizadora da conferência.

Durante o evento haverá apresentações culturais do grupo de dança do programa Arte de Crescer, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, com a coreógrafa Erika de Cássia, e com o grupo Exercitando Corpo e Mente. A palestra sobre o tema central da conferência será ministrada pela articuladora de humanização do DRS-2 (Departamento Regional de Saúde) de Araçatuba, Valdiléia Soares Galindo.

EIXOS

Os participantes serão divididos em grupos para discutir e elaborar propostas para os oito eixos temáticos que são: direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; participação social; valorização do trabalho e da educação em saúde; financiamento do SUS e relação público-privado; gestão do SUS e modelos de atenção à saúde; informação, educação e política de comunicação do SUS.

Os dois últimos eixos tratam da ciência, tecnologia e inovação do SUS e reformas democráticas e populares do Estado. As propostas apresentadas pelos grupos serão votadas durante a plenária e aquelas que forem aprovadas serão levadas para as etapas regional e nacional. Ao final da conferência serão eleitos 32 delegados que representarão Birigui na etapa regional que acontecerá em Araçatuba.

Texto: Rafael Lopes