29/04/2015
Prefeito prestigia inauguração do Laboratório de Nanotecnologia do Instituto Federal campus Birigui

O prefeito Pedro Bernabé participou nesta terça-feira, dia 28 de abril, no campus de Birigui do IFSP (Instituto Federal de São Paulo), da cerimônia de inauguração do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores em Nanociência e Nanotecnologia “LifeNano” e da palestra inaugural intitulada "Nanotecnologia: divulgação e formação", proferida pelo professor doutor Alexys Bruno Alfonso, da Unesp campus de Bauru.

Com uma proposta inovadora e arrojada o campus de Birigui foi contemplado com R$ 400 mil pela Capes (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior), do Ministério da Educação, para a implantação do laboratório. O projeto apresentado pelo campus ficou entre os 20 melhores em âmbito nacional no edital da Capes LIFE n°067/2013. O recurso será disponibilizado ao longo de um ano.

O diretor do IFSP de Birigui, Robson de Miranda Soares, destacou as dificuldades para implantar o projeto, classificado em 13º lugar no Brasil. “Nós estamos fazendo um trabalho voltado à melhoria da educação e este laboratório interdisciplinar vem para somar e nos auxiliar em todas as áreas”.

Para o prefeito Pedro Bernabé, o laboratório do IFSP oferece aos alunos uma situação diferenciada de ensino. “Este projeto é muito importante para o país. Com este equipamento, Birigui incentiva a formação de novos pesquisadores”, parabenizou o prefeito.

O coordenador do curso de licenciatura em Física do campus Birigui e idealizador do projeto, professor mestre Allan Victor Ribeiro, falou da honra para a cidade sediar um laboratório desta magnitude na região. “Mesmo com várias adversidades conseguimos implantar este projeto, pois a limitação te leva a ser criativo”, finalizou Ribeiro. Na sequência, o professor acompanhou o prefeito Pedro Bernabé em visita ao laboratório e realizou demonstrações dos trabalhos desenvolvidos.

Também participaram da inauguração o pró-reitor de ensino do IFSP, Reginaldo Pereira, o diretor de pesquisa do IFSP, Edson dos Reis, e o diretor do departamento de indústria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Fabiano Alves.

LABORATÓRIO

Idealizado pelo professor mestre Allan Victor Ribeiro coordenador do curso de licenciatura em Física do campus Birigui/IFSP, pesquisador na área de nanomateriais e membro da rede Ibero-americana "José Roberto Leite" de divulgação e formação em nanotecnologia - NANODyF, o projeto foi elaborado por meio da soma de esforços entre equipe do IFSP campus Birigui, professora doutora Lucia Scott Franco de Camargo Azzi Collet e a pró-reitoria de Ensino.

A nanociência e a nanotecnologia, é atualmente uma das mais importantes áreas da ciência e tem como objetivo investigar, compreender e manipular a matéria em escala nanométrica (nm=10-9m), ou seja, átomo por átomo, molécula por molécula. As aplicações da nanociência e a nanotecnologia se faz presente nas mais diversas áreas como eletrônica, medicina, aeronáutica, cosméticos, dentre outras.

Neste contexto, a idealização e a implantação do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores em Nanociência e Nanotecnologia do IFSP (LIFENano) articulado com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid/CAPES apresenta-se como uma ação estratégica e inovadora no sentido de fomentar junto à formação inicial e continuada dos educadores, a inserção sob um viés interdisciplinar, de tópicos relacionados à Nanociência e Nanotecnologia e outros importantes conceitos da ciência contemporânea nas práticas docentes e nos componentes curriculares.

Segundo o professor Ribeiro, "a concepção deste ambiente interdisciplinar se alinha com a necessidade de fortalecer políticas públicas de valorização das licenciaturas no contexto regional que, além dos aspectos voltados a melhoria da formação de professores e, portanto, da qualidade de ensino, também representará um espaço para o desenvolvimento de atividades pedagógicas que envolvam os alunos das escolas públicas de educação básica, os licenciandos e os professores. Em suma este ambiente integrador criará possibilidades de estudantes e professores em formação continuada terem acesso a temas de ciência contemporânea."

A iniciativa se traduz em ações concretas no sentido de criar e estabelecer espaços de formação de educadores, visto que a região de Birigui apresenta um grande déficit de profissionais ligados à docência na área de ciências da natureza.

Texto e fotos: Alex Brasileiro

A Rádio Prefeitura esteve no evento e traz trecho do pronunciamento do prefeito Pedro Bernabé. Ouça abaixo:

Sonora:
Baixar Som