29/04/2015
Prefeito assina contrato com Fehidro para melhorias na Estação de Tratamento de Esgoto de Birigui

O prefeito Pedro Bernabé assinou na tarde desta quarta-feira (29 de abril), em São Paulo, contrato para liberação de recursos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) que serão utilizados na instalação de 30 aeradores superficiais na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto). O investimento total será de R$ 978.904,86, sendo R$ 800 mil de repasse do fundo e R$ 178.904,86 de contrapartida do município.

A solenidade aconteceu no auditório Ulysses Guimarães, na sede do Palácio dos Bandeirantes, e contou com a presença do governador, Geraldo Alckmin, e do secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga. O prefeito esteve acompanhado dos secretários de Serviços Públicos, Água e Esgoto, Paulo Batista de Souza e Marcos Antonio Albano (adjunto), e de Expediente e Comunicação, Tiago Contador.

Com a liberação da verba, a administração municipal lançará processo licitatório para comprar os aeradores e contratar uma empresa especializada para instalar os equipamentos na parte superior das lagoas maiores, chamadas de facultativas, para que movimentem os dejetos para oxigenar a água. “Os aeradores darão maior equilíbrio ao sistema, melhorando a eficiência do tratamento do esgoto e minimizando os odores sentidos pela população”, explicou Albano.

Para amenizar a situação do mau cheiro, o município já fez o plantio de milhares pés de eucalipto no entorno da ETE, que está em fase de crescimento, para servir de barreira natural para a contenção dos ventos e propagação dos odores. Por recomendação da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), também é aplicado cal junto ao esgoto para elevar o Ph (acidez). O pedido de recursos ao Fehidro foi feito pela Prefeitura em março de 2014.

OPERAÇÃO

A ETE trata 100% do esgoto gerado em Birigui, provenientes das 42 mil ligações existentes. Com isso, 20 milhões de litros de água in natura deixam de ser lançadas diariamente no ribeirão Baixotes, fazendo com o que rio volte gradualmente ao seu estado natural, com águas limpas e despoluídas. Toda a estrutura da estação está localizada no bairro rural do Baixotes.

“É muito importante que a população colabore não fazendo ligações de água clandestina, jogando a água da chuva diretamente na rede coletora de esgoto, porque isso ocasiona um curto circuito ao chegar na estação de tratamento. Isso elimina as colônias de bactérias formadas nas lagoas e um novo ciclo é iniciado, o que acaba prejudicando o equilíbrio natural do sistema e provocando os odores sentidos em várias regiões da cidade”, completou Albano.

Texto: Rafael Lopes

Fotos: Tiago Lotto

A Rádio Prefeitura esteve no evento e acompanhou o pronunciamento do governador Geraldo Alckmin. Ouça abaixo:

Sonora:
Baixar Som