30/04/2015
Prefeito recebe dentista que publicou livro sobre trabalho voluntário aos mais necessitados

O prefeito Pedro Bernabé recebeu nesta quinta-feira, 30 de abril, a visita de seu colega de profissão Robson Augusto Cottarelli, dentista que vai lançar neste sábado (2 de maio) o livro “Afinal, de quem é o sorriso? – as aventuras de um cirurgião dentista voluntário e sem fronteiras”. O lançamento do livro será às 9h, em uma livraria da Galeria (rua Barão do Rio Branco).

A visita de cortesia foi para doar um exemplar do livro para a Prefeitura de Birigui. “Todos nós podemos proporcionar um mundo melhor. Sei das aventuras e do trabalho sério desenvolvido pelo Robson”, falou o chefe do Executivo. “Ele está de parabéns pela iniciativa”, frisou o prefeito.

Divididos em três anos, em um período de 90 dias, o dentista Robson Augusto Cottarelli, de 44 anos, dedicou-se exclusivamente ao atendimento de saúde bucal de crianças, jovens e adultos necessitados, moradores de aldeias e vilas de países pobres, como África e Guatemala.

O pensamento era de que um dia eu escreveria um livro que interpretasse o que vivi. Deixo claro que parte da renda da venda do livro será revertida ao Hospital do Câncer de Barretos e a Fundação Rotária”, falou o dentista escritor, que foi recebido no Paço Municipal.

O dentista disse que a decisão de abraçar a causa humanitária e viajar para os países carentes surgiu após a morte de um colega, Dr. Onofre dos Santos, também dentista, que faleceu em 2000.

Dr. Onofre já havia viajado para o Quênia, na África, e estava com uma outra viagem marcada, mas acabou falecendo em um acidente de trânsito. Em seu velório decidi assumir seu lugar, indo para o Quênia”, explicou Robson, que é sócio fundador do Rotary Club de Birigui Cidade Pérola.

A missão humanitária é financiada pelo Rotary, que tem sede nos Estados Unidos, com o projeto denominado Voluntários do Rotary. “A profissão que abraçamos só nos dá prazer se através dela nós conseguimos servir ao próximo e observar/sentir a sua felicidade”, comentou o autor do livro.

Texto e foto Tiago Lotto