04/05/2015
Estratégia de Saúde da Família realizou palestra sobre a hipertensão arterial sistêmica

Em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Hipertensão (26 de abril), membros da equipe do ESF (Estratégia de Saúde da Família) da UBS 5, localizada no Santo Antônio, realizaram evento voltado para usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), frequentadores do chamado grupo permanente.

A abordagem, que ocorreu em uma igreja do bairro, deu ênfase aos portadores de HAS (Hipertensão Arterial Sistêmica), sendo abordadas questões relacionadas aos cuidados e prevenção desta patologia, como alimentação saudável, prática de atividades físicas, tratamento medicamentoso, além do controle sistemático dos parâmetros atualizados e tidos como normais.

Os profissionais envolvidos na elaboração e apresentação da referida palestra foram a médica Leunamme Clara, a enfermeira Patricia Araújo, a técnica em enfermagem Lenir Silva e o agente comunitário de saúde Luan Barreto.

PRESSÃO ALTA

A hipertensão arterial sistêmica é popularmente conhecida como “pressão alta” e ocorre quando o sangue está sendo distribuído ao corpo pelo coração sob uma pressão mais alta que o normal. A hipertensão é dita “arterial” porque os vasos que levam o sangue do coração para todas as partes do organismo são as artérias. As veias trazem o sangue de volta ao coração, mas sob uma pressão bem mais baixa do que aquela encontrada nas artérias. A pressão é considerada acima do normal quando a pressão sistólica está acima de 130 ou a diastólica está acima de 85.

Na grande maioria dos casos (cerca de 95%), não se sabe qual é a causa da hipertensão – é a chamada hipertensão primária. Em alguns casos menos comuns (mais ou menos 5%), existe alguma doença específica que faz a pressão aumentar (por exemplo, doenças dos rins, de supra-renais, tumores, etc.)

Muita gente vive anos com a pressão alta e nunca sentiu nada diferente. Então, por que afinal que a pressão alta é algo tão sério? A hipertensão é uma doença crônica. Os seus efeitos são normalmente percebidos depois de muitos anos. O principal motivo de nos preocuparmos tanto com ela é que ela é uma das principais responsáveis pelas principais doenças fatais no nosso meio. As pessoas devem ficar atentas com sua alimentação, obesidade e com o consumo do álcool.

Texto: Tiago Lotto

Foto: Secretaria Municipal de Saúde