04/05/2015
Birifest reuniu mais de 3 mil pessoas; Decibéis do show estavam dentro da norma da ABNT

A Prefeitura de Birigui, o Sesi e o Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui) comemoraram o número de participantes da Birifest, a festa que comemorou o Dia do Trabalho (1º de maio). Aproximadamente 3.200 pessoas estiveram na Praça Dr. Gama, local da festa, na noite de 30 de abril, véspera do feriado.

A programação contou com apresentações musicais e sorteio de brindes. A parte musical fez parte do “Biri Voice”, o 4º Festival de Música do Sesi Birigui, que somou pontuação para os tradicionais Jogos do Sesi.

Para o prefeito de Birigui, Pedro Bernabé, o grande número de pessoas mostra que a Birifest agrada a população. “Além do sorteio de brindes, os shows musicais chamam a atenção. Bonito ver que contamos com vários talentos na música”, falou o prefeito, que participou do evento.

A convite do SESI, o chefe do Executivo fez a entrega do troféu para a primeira colocada do festival, a funcionária da Sameka Modas Kalynne de Souza Custódio, que interpretou a música “Aleluia Hallelujah”.

Atingimos o nosso objetivo. Foi uma grande festa, com excelentes apresentações e com um ótimo público”, resumiu o diretor de centro de atividades do SESI Birigui, Ataliba Mendonça Junior.

DECIBÉIS

Visando não incomodar o sossego e o bem estar público, a Prefeitura de Birigui, através da Guarda Municipal, o SESI e o Sinbi realizaram a aferição de emissão de decibéis do som montado na Praça Dr. Gama.

Com o decibelímetro digital (aparelho profissional para aferir a emissão dos ruídos sonoros), a GM fez a aferição antes e durante os shows musicais. “Deixamos um celular disponível para uma moradora de um prédio vizinho da praça. Caso o som estivesse incomodando, ela poderia ligar para o guarda”, falou o comandante da GM de Birigui, João Cândido.

Segundo o inspetor geral da GM, Gervásio Reame Junior, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) estipula até 60 decibéis em apresentações realizadas em praças públicas. Na sacada da moradora o aparelho registrou 60 decibéis. Já no interior do apartamento registrou 54 decibéis. A emissão do som da Birifest ficou dentro das normas da ABNT, ou seja, cumpriu a lei que trata sobre poluição sonora”, explicou o guarda.

Os envolvidos no evento foram unânimes em afirmar que a aferição de decibéis e o cumprimento da norma da ABNT é uma forma de respeitar o cidadão biriguiense.

Comunicaçao Prefeitura

Texto e Fotos Tiago Lotto