07/05/2015
Prefeitura aplica neste sábado provas objetivas do processo seletivo para enfermeiros do ESF

A Prefeitura de Birigui aplica neste sábado (9 de maio) a prova objetiva aos candidatos inscritos no processo seletivo que vai contratar, temporariamente, 32 enfermeiros para o programa ESF (Estratégia de Saúde da Família). O Departamento de Recursos Humanos recebeu 490 inscrições. O salário oferecido é de R$ 3.383,30 com jornada de trabalho de 40 horas semanais.

A avaliação acontecerá na Fateb (Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui), na rua Antônio Simões, 4, Centro. Os portões serão abertos às 8h15 e fechados às 8h45. Não haverá tolerância de atraso. Serão cobradas 20 questões, sendo dez de língua portuguesa e dez de conhecimentos específicos. O candidato deverá fazer a prova com caneta esferográfica azul ou preta. Não será permitido qualquer tipo de consulta.

Cada questão valerá um ponto. Em caso de empate, terá preferência o candidato que tiver maior idade. O gabarito será divulgado no dia 11 no site www.birigui.sp.gov.br, na seção concursos. A classificação preliminar será conhecida no dia 15, sendo o prazo para interposição de recurso nos dias 18 e 19. A homologação do resultado final e convocação dos aprovados sairão dia 23 de maio. O processo terá validade de um ano.

PROGRAMA

Em Birigui, o programa conta com 20 equipes (composta por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem e agentes comunitários de saúde), que atendem aproximadamente 69 mil pacientes cadastrados no sistema de informação da Secretaria de Saúde. São realizadas, em média, 19,5 mil consultas por mês, entre os atendimentos realizados em oito UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e nas visitas domiciliares.

Dentre as ações que os profissionais realizam estão: participar da identificação de grupos, famílias e pessoas expostas a riscos e vulnerabilidades; realizar reuniões de equipes com o objetivo de discutir em conjunto o planejamento a ser feito para o atendimento aos usuários; e promover a mobilização e participação da comunidade.

Texto: Rafael Lopes