08/05/2015
Com oito novas linhas, transporte coletivo urbano de Birigui ganha itinerários estratégicos

A partir do dia 18 de maio, o transporte coletivo urbano de Birigui contará com oito novas linhas. As mudanças visam melhorar a mobilidade urbana da cidade, diminuindo o tempo de espera dos usuários e o percurso feito pelos ônibus. Os novos itinerários passarão por pontos estratégicos (órgãos públicos e ruas principais do município), atendendo às necessidades da população. "É uma nova fase do transporte público do município", afirmou o prefeito Pedro Bernabé.

As linhas serão identificadas por cores: linha 103 cinza (Residencial Art Ville/Centro – Via São Conrado); 104 laranja (Thereza Maria Barbieri/Centro – Via Consolação); 105 marrom (João Crevelaro/Centro – Via Quemil); 106 preta (Alto Colinas/Centro – Via Jardim do Trevo); 107 rosa (Eurico Caetano/Centro – Via Pedro Marin Berbel); l08 turquesa (Jandaia 2/Centro – Via Jardim Ipê); 109 verde (Jardim Vista Alegre/Centro – Via Grande Toselar); e 110 vermelha (Portal da Pérola/Centro – Via Antônio da Silva Nunes).

Elas serão somadas às linhas 101 amarela (Via Fórum) e 102 lilás (Via Poupatempo) que entraram em operação em fevereiro deste ano. As linhas 104 e 107 terão 12 km de percurso; as 105 e 109 (13 km); a 108 (14 km), e a 103 (16 km), que farão os trajetos em 50 minutos. As 106 e 110 farão trajetos de 60 minutos, percorrendo 17 km. Cinco linhas em operação atualmente serão extintas.

ESTRUTURAÇÃO

O diretor do Deptrans (Departamento de Trânsito e Serviços), Wagner Pedrosa, explicou que as novas linhas foram estruturadas devido às constantes reclamações dos usuários. “Uma comissão fez estudos e verificou a necessidade de mudar as linhas para dar aos usuários dignidade de poderem usar um transporte coletivo adequado e com rapidez, resgatando a confiança perdida ao longo dos anos por não existir uma regulamentação específica para o setor”, afirmou.

Conforme Pedrosa, o prefeito Pedro Bernabé, atento às necessidades da população, entendeu que era o momento de fazer as mudanças para melhorar a mobilidade urbana do município. “O benefício maior é o horário e o encurtamento do percurso das linhas pela metade, o que facilitará a vida, principalmente, dos trabalhadores das indústrias que dependem muito do transporte urbano”, acrescentou o diretor do Deptrans.

A implantação das novas linhas está prevista no contrato emergencial de concessão do transporte público firmado no dia 16 de janeiro entre a Prefeitura e a empresa Theodoro Transportes, de Monte Aprazível. A concessão tem prazo de 180 dias. A tarifa cobrada é de R$ 2,30, sendo gratuita para idosos com idade igual ou superior a 65 anos e pessoas portadoras de necessidades especiais.

INCENTIVO

O secretário de Segurança Pública, Adão Donizete Panini, destaca que as mudanças visam também incentivar a população a utilizar o transporte coletivo urbano. "Dentre as vantagens de utilizar o transporte coletivo podemos citar a diminuição do fluxo de veículos, principalmente na região central da cidade, e também a diminuição da emissão de gás carbônico, beneficiando o meio ambiente. Por isso, estamos melhorando as condições do transporte para que os munícipes possam utilizar os ônibus, em substituição aos carros e motos, com tranquilidade, conforto, acessibilidade e rapidez, para irem ao trabalho ou a escola", frisou.

Segundo o diretor de trânsito, "no início haverá algumas dúvidas com relação às novas linhas, mas tenho certeza que com o tempo os usuários vão entender a necessidade da mudança e a praticidade que terão, e ficarão satisfeitos", concluiu Pedrosa. Placas com as rotas de cada linha serão afixadas no terminal rodoviário, anexo à rodoviária nova, e no miniterminal na praça João Arsênio Vieira (rodoviária velha). Informações poderão ser obtidas também no guichê de atendimento da empresa de ônibus no terminal rodoviário. Telefone (18) 3641-8885.

Texto e foto: Rafael Lopes

A Rádio Prefeitura falou com o diretor de trânsito, Wagner Pedrosa, sobre as mudanças nas linhas do transporte coletivo urbano do município. Ouça abaixo:

Sonora:
Baixar Som