08/05/2015
Conferência Municipal de Saúde discute propostas em favor das melhorias e fortalecimento do SUS

A Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde de Birigui promoveram nesta sexta-feira (8 de maio) a 3ª Conferência Municipal de Saúde. O evento ocorreu no Buffet Millenium e contou com a participação de gestores e prestadores de serviço, profissionais da saúde e usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), grupo que teve número expressivo de representantes, entre outras autoridades.

O evento foi aberto pelo prefeito Pedro Bernabé. A mesa diretora na solenidade de abertura foi composta ainda pela secretária de Saúde, Andrea Benvenuta Antonio, da secretária adjunta de Saúde, Elaine Aparecida Pereira dos Santos, do vice-presidente da Câmara, Valdemir Frederico, e da articuladora de humanização do DRS-2 (Departamento Regional de Saúde) de Araçatuba, Valdiléia Soares Galindo.

Em seu discurso, o prefeito falou sobre os desafios e as ações que são desenvolvidas para melhorar a Saúde na cidade, área prioritária da sua administração. “Uma coisa que lutamos e conseguimos foi retomar a construção do novo pronto-socorro, que será concluído até o final deste ano. Pegamos uma Santa Casa com uma dívida astronômica. Fizemos o parcelamento (da dívida) e conseguimos provisoriamente a certidão positiva com efeito de negativa. Minha intenção é acabar com a intervenção”, destacou.

Bernabé lembrou também do Centro de Especialidades Odontológicas, inaugurado recentemente, que oferece tratamento especializado à população. Ele acrescentou ainda a importância da presença dos munícipes no evento. “Esse é um dia marcante para todos nós. Devemos ter a consciência que estamos aqui para discutir e apresentar propostas pela saúde do município e pelo bem-estar da nossa população”, concluiu.

Para Andrea Benvenuta, a saúde passa por momento difícil a nível nacional, mas é possível alcançar melhorias desde que os trabalhos em prol do setor sejam realizados como o mesmo objetivo. “Estamos aqui para defender uma mesma causa. Para que a saúde seja de excelência, precisamos entender o que é o SUS, como participar e interagir nesse sistema”, observou a secretária de Saúde.

TRABALHOS

Durante o evento houve apresentações culturais do grupo de dança do programa Arte de Crescer, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, e com o grupo Exercitando Corpo e Mente. A palestra sobre o tema central da conferência “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro” foi ministrada por Valdiléia Soares.

Os participantes foram divididos em grupos e elaboraram propostas para os oito eixos temáticos discutidos. As propostas aprovadas na plenária serão levadas para as conferências estadual e federal. Ao final do encontro também foram eleitos os 32 delegados, sendo 16 representantes dos usuários do SUS, oito do segmento de trabalhadores e oito gestores e prestadores de serviços, que representarão Birigui na etapa regional, em Araçatuba.

Texto e fotos: Rafael Lopes