11/05/2015
Prefeito recebe vereador de Araçatuba e estuda utilizar crotalária para combater a dengue

O prefeito de Birigui, Pedro Bernabé, recebeu na manhã desta segunda-feira, 11 de maio, o vereador Cabo Claudino, de Araçatuba, incentivador da utilização da planta crotalária para ajudar no combate à dengue.

O encontro ocorreu na Prefeitura de Birigui. Além do chefe do Executivo, participaram da reunião o secretário de Comunicação, Tiago Contador, o secretário de Gabinete, Tadeu Saravalli, e o secretário interino de Meio Ambiente, André Luiz Branco. Cabo Claudino esteve acompanhado de seus assessores Jacks Pétia e Corina Batajelo.

Cabo Claudino apresentou ao prefeito várias reportagens sobre municípios que utilizam a planta para combater o mosquito da dengue. “A crotalária atrai a libélula que põe seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes Aegypti. Os ovos nascem, viram larvas e essas larvas se alimentam de outras larvas, inclusive do mosquito transmissor da dengue”, explicou o vereador, que distribui gratuitamente sementes da planta.

“A libélula adulta se alimenta de pequenos insetos e o Aedes faz parte do seu cardápio, o que pode diminuir bastante o número de mosquitos transmissores”, frisou o parlamentar.

O prefeito Pedro Bernabé disse que está estudando essa hipótese, já que tomou conhecimento que vários municípios utilizam esse auxílio, entre eles Sorriso (MS), Catanduva (SP), Andradina (SP), Presidente Bernardes (SP), Resplendor de Capelinha (MG), Minas Novas (MG), Rio Preto (SP), Monte Aprazível (SP), entre outros. “São plantas pouco exigentes e com grande potencial de fixação biológica de nitrogênio. O seu crescimento é mais rápido e pode ser um forte auxílio no combate da doença. Vamos estudar o custo deste projeto. Podemos plantar ou, quem sabe, distribuir as sementes”, falou o prefeito de Birigui.

O vereador Cabo Claudino já distribuiu gratuitamente em Araçatuba mais de 80 mil sementes de crotalária e mais de quatro mil mudas da planta. Um folder com informações da planta e cuidados com a dengue acompanha as doações. “É importante lembrar que não há pesquisa científica que comprove esta eficácia, porém todo auxílio no combate à dengue é útil”, completou o vereador.

Texto: Tiago Lotto

Fotos: Alex Brasileiro

A Rádio Prefeitura falou com o vereador Cabo Claudino sobre a utilização da planta crotalária para o combate à dengue. Ouça abaixo:

Sonora:
Baixar Som