14/05/2015
ProvocArte: exposição “Memórias em Retratos” vai levar arte para dentro das UBSs de Birigui

A Secretaria de Cultura e Turismo de Birigui apresenta o projeto “Cultura em ProvocArTe”, que através de uma exposição itinerante, denominada “Memórias em Retratos”, pretende levar arte até as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade.

A exposição conta com imagens fotográficas e peças históricas que integram o acervo do Museu Histórico “Dr. Renato Cordeiro”. O projeto está sendo lançado em comemoração ao Dia Internacional do Museu, comemorado em 18 de maio.

O ProvocArte acontecerá de 18 a 22 de maio, em espaços alternativos para a arte. “Levar a arte as UBSs visa provocar reflexão e promover um olhar crítico sobre a vida e o cotidiano das pessoas, pois este é o objetivo do projeto”, explicou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Lino Tonsig.

Segundo Lino, com a exposição a Secretaria de Cultura e Turismo vai aproximar as pessoas da memória histórica do município. “Estaremos valorizando a memória de Birigui e fazendo a população refletir sobre as atitudes de cada morador local enquanto agentes protagonistas, mesmo inconscientemente, do processo de transformação da cidade”, salientou Tonsing.

A primeira edição do ProvocArte começa na UBS 2, a unidade do Toselar. A exposição acontece dia 18, das 8h às 20h. No dia 19 será a vez da UBS 3 (Vila Real), que das 8h às 18h recebe a exposição.

A UBS 1, no Cidade Jardim, recebe a exposição no dia 20, das 8h às 20h. Já no dia 21 o projeto chega na UBS 4, no Costa Rica, das 8h às 18h e no dia 22 será a vez da UBS 6, no Parque das Nações, que receberá a exposição das 8h às 20h.

Informações sobre o projeto podem ser obtidas no telefone 3643-6192.

Texto: Alex Brasileiro e Tiago Lotto

Fotos: Secretaria de Cultura e Turismos

A Rádio Prefeitura falou com o secretário de Cultura e Turismo, Lino Tonsig, que explicou como funcionará o projeto ProvocArte. Ouça abaixo:

Sonora:
Baixar Som