14/05/2015
Coordenadora do Creas de Birigui ministra palestra sobre trabalho infantil em videoconferência

A coordenadora do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) de Birigui, Roseli Cristina Rodrigues, ministrou palestra na videoconferência “Ações Estratégicas do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil no Suas (Sistema Único de Assistência Social)”. A transmissão ocorreu na manhã desta quinta-feira (14 de maio), diretamente de São Paulo, para 76 municípios paulistas.

Organizado pela Edesp (Escola de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo) e a Coordenadoria Desenvolvimento Social, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, o evento foi direcionado aos técnicos dos Creas, Cras (Centros de Referência de Assistência Social) e conselheiros tutelares. Os profissionais da rede de atendimento do município assistiram à videoconferência na escola estadual Stélio Machado Loureiro.

A primeira palestra foi apresentada pelo diretor da equipe de referência do Peti no Estado de São Paulo, que falou sobre o tema “Peti: Protagonismo e o âmbito da assistência social”. Na sequência, Roseli expôs o eixo “Estratégias de Busca Ativa”, onde apresentou uma pesquisa realizada com 48 crianças, de duas escolas da rede municipal de ensino, para diagnosticar situações de trabalho infantil em Birigui.

“As estratégias foram pensadas a partir dos dados do censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística) que apontou 777 casos de crianças e adolescentes entre 10 e 15 anos em situação de trabalho infantil em Birigui. A partir da adesão do município ao Peti, montamos a equipe do órgão gestor e iniciamos o planejamento das ações para identificar e erradicar o trabalho infantil”, explicou Roseli.

A coordenadora disse que Birigui aderiu ao projeto no ano passado para ter suporte gestor e financeiro do Estado. Segundo ela, as ações estão apenas no início. “Precisamos encontrar onde essas crianças apontadas pelo IBGE estão trabalhando, não na perspectiva de criminalizar ou punir os responsáveis, mas para proteger essas crianças e inseri-las na rede de proteção especial do município”, concluiu.

SERVIÇO

O Creas constitui-se numa unidade pública estatal, responsável pela oferta de atenções especializadas de apoio, orientação e acompanhamento a indivíduos e famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. O Creas de Birigui atende na rua Paraná, s/nº, no bairro Vila Moimaz. Informações: 3644-4406.

Texto e fotos: Rafael Lopes