15/05/2015
“O Brasil vive uma crise energética velada”, diz engenheiro civil que palestrou no auditório do Senai
 

“O país vive hoje uma crise energética velada. Todos nós estamos percebendo isso nas contas de nossas casas, que aumentaram absurdamente”. A frase é do engenheiro civil Marcos Nascimento, da Tecniplan Engenharia e Energia, que ministrou palestra em Birigui na noite desta quinta-feira, 14 de maio.

A palestra, que teve como tema Energia Solar, foi promovida pela Prefeitura de Birigui e um grupo de parceiros. O evento ocorreu no auditório do Senai, com organização da Sedecti (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação).

Além de Marcos Nascimento, também palestrou o engenheiro da Tecniplan Roberto Dotta. Eles foram recepcionados pelo prefeito de Birigui, Pedro Bernabé, e pelos secretários municipais Silvia Mestriner (Sedecti), Edson Lopes (Administração) e Tiago Contador (Comunicação).

O chefe do Executivo fez a abertura oficial da palestra. O auditório do Senai ficou lotado e recebeu vários empresários, estudantes e interessados no tema. “Muito nos honra receber estes especialistas em energia solar. Que eles possam trazer novos conhecimentos do setor. Vale lembrar que temos em Birigui o empresário Luiz Antônio dos Santos Pinto, que transformou Birigui na capital do aquecedor solar”, falou o prefeito, lembrando que atualmente a cidade conta com nove empresas de aquecedores.

“A energia solar no estado é uma alternativa importante, não só para ser renovável, mas também por ser mais barata que a energia consumida nas indústrias”, comentou Roberto Dotta à Rádio Prefeitura. Segundo ele, nas situações de crise é que temos oportunidades para inovar. “Os novos avanços e as inovações aparecem nas crises. Temos uma ótima oportunidade neste setor e debater isso é muito importante”, frisou o especialista.

Para os palestrantes de São Paulo, a energia solar é uma fonte de energia altamente importante para o Estado. “E isso deveria ser muito mais explorado pelo governo e pelos empresários”, comentou Nascimento. Para o engenheiro, Birigui é uma cidade muito importante em função de suas indústrias e de sua localização. “É uma região privilegiada em termos de insolação. É mais um motivo para usar essa fonte energética”, completou.

Para realizar o evento, a Prefeitura de Birigui recebeu apoio do Sinbi, da Acib, do Sebrae, do Sesi, da Fabi, da Universidade Metodista, da Fateb, do Ciesp, do Senai, do Centro Paula Souza e do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de São Paulo – unidade Birigui.

“Foi um evento produtivo. Trata-se de um assunto de grande interesse. Pude observar que vários jovens mostraram total interesse pelo tema”, comentou a secretária municipal Silvia Mestriner, gestora da Sedecti. “Os participantes puderam observar que as fontes de energia renováveis mostram-se como uma solução para o alto consumo de energia elétrica e para amenizar a dependência hidrográfica, que é a principal fonte do mercado energético brasileiro”, completou.

 

Comunicação Prefeitura

Texto e fotos: Tiago Lotto

Os engenheiros Marcos Nascimento e Roberto Dotta concederam entrevista à Rádio Prefeitura. Ouça abaixo:

Sonora:
Baixar Som
Página Anterior


Prefeitura de Birigui
Centro Administrativo Leonardo Sabioni
Rua Anhanguera, 1155 - Jardim Morumbi
CEP: 16200-067  - CNPJ - 46.151.718/0001-80

(18) 3643-6000