18/05/2015
Comsea promove no dia 25 de maio a 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

A Prefeitura de Birigui promove no dia 25 de maio a 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento, organizado pelo Comsea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional) terá o lema “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”. O encontro ocorrerá às 15h no auditório Frei Ismael Martignago, na rua Padre Geraldo Goseling, 344.

A proposta do evento é reunir representantes do poder público e da sociedade civil para debaterem e aprovarem propostas para ampliar e fortalecer as políticas para a promoção da segurança alimentar, garantindo o direito humano à alimentação adequada e saudável, assegurando a participação social e a gestão intersetorial no sistema, na política e na formulação e implementação do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

O tema será ministrado pelo gestor do Programa de Aquisição de Alimento de Araçatuba, Joel Lourenço. Haverá divisão de grupos para debate dos eixos: comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e soberania alimentar; estratégias em andamento para a conquista da comida de verdade no âmbito regional, estadual e nacional; aperfeiçoamento e ampliação do Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

PLENÁRIA

Após os debates, haverá a plenária final, com apresentação e votação das propostas elaboradas para ajustes nas políticas públicas da área. As sugestões constarão no relatório final que será encaminhado para as fases regional, estadual e federal, podendo ser transformado em lei em benefício à população. Na ocasião serão eleitos delegados que representarão o município na Conferência Regional.

“Por meio da participação dos setores rural e urbano poderemos analisar e delinear estratégias para melhorar as políticas públicas municipais de combate à fome, desnutrição, obesidade, resgate da alimentação saudável através do consumo de alimentos produzidos no município, entre outros assuntos”, destacou a diretora do departamento de Agronegócios e Segurança Alimentar, Regina Biancolin.

Informações sobre a conferência podem ser obtidas no telefone (18) 3634-4136.

Texto: Rafael Lopes