19/05/2015
Prefeitura investe no serviço “Posso Ajudar?” para humanizar os atendimentos no pronto-socorro

A Secretaria Municipal de Saúde tem trabalhado continuamente para prestar assistência mais humanizada aos pacientes que procuram diariamente por atendimento médico no Pronto-Socorro de Birigui. A administração oferece capacitação continuada aos profissionais, organizou o fluxo de pessoal da unidade e investiu no serviço “Posso Ajudar?”, implantado no ano passado.

No projeto, quatro estagiários trabalham oferecendo aos pacientes ou acompanhantes o apoio e a atenção que precisam. “Os estagiários ficam em frente aos consultórios para tirar dúvidas e encaminhar os pacientes para os procedimentos médicos necessários, e dar assistência física aos pacientes que estão sem acompanhantes”, explicou o coordenador do PS, Erikson Camilo Conceição.

Os estagiários auxiliam também a direção da unidade nos procedimentos administrativos. Eles atuam de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 18h, sendo dois no período da manhã e dois à tarde. “O pronto-socorro, como qualquer organização, tem problemas e nosso trabalho é diagnosticá-los e criar ações para alcançar resultados a curto, médio e longo prazo”, explicou o coordenador.

Outra ação realizada pela administração municipal é a capacitação continuada dos servidores dos setores administrativo e de enfermagem. “Encontramos uma proposta de trabalho que vem dando resultado, e vamos avançar mais na capacitação dos funcionários do pronto-socorro e das unidades básicas de saúde em prol da humanização dos atendimentos”, reforçou Erikson.

ORIENTAÇÃO

A Secretaria de Saúde tem trabalhado ainda para conscientizar a população que os atendimentos no PS são para os casos de urgência e emergência e que as situações menos graves podem ser resolvidas nas UBSs. O objetivo da ação é proporcionar aos pacientes comodidade e agilidade na prestação do serviço, diminuindo, assim, os tumultos e o tempo de espera pelo atendimento no pronto-socorro.

O pronto-socorro possui 35 leitos e conta com cem profissionais, sendo 35 no departamento administrativo e 65 no setor médico e enfermagem. O atendimento à população é prestado por três médicos plantonistas, 24 horas por dia, sete dias na semana, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde).

Texto e foto: Rafael Lopes